18.6.23

Preparação Para A Crise Final

Domingo, 18 de Junho


1. Que alerta fez Paulo sobre os últimos dias da história? 1 Tessalonicenses 5:1-6

O apóstolo disse aos crentes em Tessalónica que vigiassem e ficassem sóbrios em relação à segunda vinda de Cristo. Se ele disse isto aos crentes do passado, o que nos diria hoje?

Ele declarou que eles eram “filhos da luz” e que não estavam em “trevas, para que esse dia” [o dia do retorno de Cristo] os apanhasse de surpresa “como ladrão” (1 T Tessalonicenses s 5:4, 5). Jesus usou a expressão “vigiar” ligada à oração sincera e genuína (Mateus 24:42; 26:40, 41). Vigiar é estar espiritualmente alerta. Ser sóbrio é levar a sério a época em que vivemos e focar as coisas que realmente importam.

Ellen G. White disse: “Nós, que conhecemos a verdade, deveríamos estar preparados para o que em breve virá sobre o mundo como uma terrível surpresa” (Testemunhos Para a Igreja, v. 8, p. 28).

E ainda que seja uma surpresa para o mundo, não nos deve surpreender. Embora não saibamos quando isto vai acontecer, podemos ver o suficiente para saber que está a chegar e que hoje é o dia de estarmos prontos.

2. Reveja Daniel 2 e observe a sequência de reinos que surgiram e desapareceram, exatamente como previsto. Podemos confiar que tudo o que Deus disse que vai acontecer realmente acontecerá?

Cristo deu-nos mensagens referentes aos últimos dias para que, sabendo do que está por vir, nos preparássemos para os eventos que estão à nossa frente. As profecias de Daniel e Apocalipse, combinadas com o dom de profecia moderno, dão-nos uma percepção divina do que está por vir. A profecia descreve a história da salvação com antecedência, e Daniel 2 dá evidências fortes e lógicas para confiar em Deus.

Paulo exorta-nos a não dormir como os demais. O que significa isto? Como podemos saber se estamos a dormir e, se estivermos, o que será preciso para nos acordar?