5.6.23

O Conflito Cósmico

Segunda-feira, 05 de Junho


3. Leia Mateus 27:45-50. O que passou Cristo na cruz? O que quis Jesus dizer ao perguntar a Deus porque Ele O tinha desamparado, e como é que esta cena nos ajuda a entender o que significa ter “a fé de Jesus”? (Apocalipse 14:12)

Pendurado na cruz, envolto na escuridão, carregado com a culpa, a vergonha e a condenação dos pecados do mundo, desligado do amor do Pai, Jesus dependia do relacionamento que tinha tido com o Pai na Sua vida. Ou seja, através de uma vida de completa dependência do Pai, mesmo nos momentos bons, Jesus tinha sido preparado para os piores momentos, até a cruz. O Salvador confiou, mesmo quando tudo ao redor clamava para que Ele duvidasse. Quando parecia que Deus O tinha abandonado, Jesus não desistiu.

“No meio da terrível escuridão, aparentemente abandonado por Deus, Cristo sofrera as piores consequências da miséria humana. Durante aquelas horas pavorosas, apoiara-Se às provas que Lhe tinham sido dadas anteriormente quanto à aceitação de Seu Pai. [...] Pela fé saiu Cristo vitorioso.” Ellen G. White, Cristo Triunfante, p. 304

A fé de Jesus é tão profunda, confiante e comprometida que os demónios do cosmos e as provações da Terra não a podem abalar. É uma fé que confia quando não pode ver, acredita quando não consegue entender, agarra com firmeza quando há pouco a que se agarrar. Esta “fé de Jesus” é uma dádiva que recebemos pela fé. Ela nos sustentará na crise que está à frente. É “a fé de Jesus” no nosso coração que nos permite adorar a Cristo como supremo e perseverar firmemente quando a marca da besta for imposta.

A fé, contudo, não surge do nada. Os fiéis aprendem a viver pela fé dia após dia. Em tempos bons, em tempos maus, quando sentimos Deus próximo, quando Ele parece distante, não importa. “O justo viverá pela fé” (Gálatas 3:11; Habacuque 2:4). O momento da preparação é agora. Cada provação suportada com fé produz frutos preciosos.

Já sentiu a vida a desmoronar, quando só se podia agarrar à sua fé? O que aprendeu? Como resistiu? Pode ajudar pessoas que sofrem da mesma maneira?