22.6.23

O Cordeiro Que Foi Morto

Quinta-feira, 22 de Junho


Há muitos símbolos importantes no Apocalipse. Um dragão no céu (Apocalipse 12:3, 4, 7), anjos a voar pelo meio do céu (Apocalipse 14:6), "uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata" (Apocalipse 17:3), e outros. O Espírito Santo inspirou João a colocá-los na Palavra, e eles têm papéis importantes na revelação da verdade para os que leem as palavras deste livro e as praticam (Apocalipse 1:3).

No entanto, há outra imagem que aparece com frequência em todo o livro do Apocalipse. Qual é esta imagem, e o que é que ela representa?

7. O que é que o Cordeiro simboliza, e porque aparece tantas vezes em Apocalipse? Apocalipse 5:6, 8, 12; 7:17; 14:1; 15:3; 19:7; 21:22, 23; 22:1, 3

Como diz a introdução do livro, ele é uma revelação “de Jesus Cristo”. Ele não é apenas um Cordeiro, mas um Cordeiro “que foi morto” (Apocalipse 5:6, 12; 13:8). Ou seja, Jesus Cristo crucificado. Este é o coração e a alma da Bíblia toda, do Apocalipse e das três mensagens angélicas. Não podemos ser fiéis ao nosso chamado, não podemos fazer a obra para a qual Deus criou esta igreja, a não ser que tenhamos o Cordeiro morto, crucificado pelos nossos pecados, como o foco da nossa mensagem.

“Devemos colocar intencionalmente o Cordeiro que foi morto no centro das nossas doutrinas e da nossa missão e no cerne de cada sermão que pregamos, cada artigo que escrevemos, cada oração que fazemos, cada canção que cantamos, cada estudo bíblico que damos e em tudo o que fazemos. Que o amor revelado pelo Cordeiro na cruz transforme a maneira como nos tratamos uns aos outros e nos motive a também cuidar do mundo” (Ángel Manuel Rodríguez, The Closing of the Cosmic Conflict: Role of the Three Angels’ Messages, manuscrito não publicado, p. 70).

Entre as imagens de bestas perigosas, de um dragão que faz guerra, de pragas, de perseguição e da marca da besta, permanece à frente e no centro o Cordeiro que foi morto. Afinal, as três mensagens angélicas são apenas sobre Ele, e sobre o que fez por nós, está a fazer e fará até ao fim da história da salvação.

Focar o Cordeiro morto é crucial na nossa mensagem aos outros e na nossa vida?