20.6.23

A Reforma Continua

Terça-feira, 20 de Junho


Nos últimos dias, Deus levantou um povo que se inspira nos reformadores do passado, que têm a Bíblia como o seu único credo, Cristo como fonte de salvação, o Espírito Santo como única fonte de força e o regresso do Senhor como a consumação das suas esperanças. Verdades há muito obscurecidas pela escuridão do erro e da tradição, incluindo o Sábado bíblico, serão proclamadas ao mundo antes do regresso do Senhor.

Este movimento do tempo do fim teve origem nas mensagens dos três anjos, para completar a Reforma e participar com Cristo na conclusão da Sua obra na Terra. As grandes profecias do Apocalipse revelam um movimento profético que surge a partir de um desapontamento para proclamar a mensagem final de Deus ao mundo. Apocalipse 14 descreve uma igreja mundial que prega o evangelho eterno.

Os três anjos de Apocalipse 14 unem-se a um quarto anjo em Apocalipse 18. Este anjo dá poder à proclamação dos três anjos de forma que a Terra se ilumina com a sua glória (Apocalipse 18:1). O capítulo 18 concentra-se nos grandes eventos que antecedem o clímax da história humana e o triunfo final e supremo do evangelho.

4. Leia Apocalipse 18:1. Que três coisas disse João sobre este anjo? (Veja também Habacuque 2:14.)

O anjo que desce da gloriosa presença divina na sala do trono do santuário tem a missão de proclamar a última mensagem de misericórdia de Deus e avisar os habitantes da Terra do que está por vir sobre o planeta.

O texto diz que o anjo tinha “grande poder” (Apocalipse 18:1). A palavra grega para “poder” é exousia. Jesus usou esta palavra em Mateus quando enviou os discípulos. Em Mateus 10:1, Jesus deu aos Seus discípulos “poder” sobre os principados e poderes do mal. Ele enviou-os com o poder divino para serem vitoriosos na batalha entre o bem e o mal. Em Mateus 28:18, 19, Ele enviou-os outra vez, mas desta vez com “todo o poder” no céu e na Terra para ir e fazer discípulos em todas as nações.

As questões dos últimos dias (e de todos os dias) resumem-se ao poder. Que poder seguimos: o de Deus, o nosso, o poder da besta, ou o de outra pessoa?