Domingo, 04 de Junho
Em Apocalipse 14:7, Deus convida todos a adorá-Lo. Esta é a mensagem do primeiro anjo. Deus também adverte as pessoas sobre a “Babilónia” espiritual (Apocalipse 14:8), um sistema religioso falso com raízes na antiga Babilónia. Esta é a mensagem do segundo anjo.
O terceiro anjo adverte contra a adoração à besta (Apocalipse 14:9, 10). O anjo declara com voz forte: “Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, Também este beberá do vinho da ira de Deus”.
1. Leia Apocalipse 14:12. Quais são as duas características do povo de Deus nos últimos dias? Porque é que elas são importantes?
A palavra grega para “paciência” é hupomone, melhor traduzida como “ paciência inabalável”. No tempo do fim, Deus terá um povo que Lhe é leal diante da oposição e perseguição feroz. Através da Sua graça, demonstrará perseverança firme, vivendo de modo obediente, centrado em Deus, cheio da graça.
A adoração ao Criador (Apocalipse 14:7) está em oposição directa à adoração à besta (Apocalipse 14:9) e é expressa por um povo que guarda os mandamentos de Deus e tem a fé de Jesus (Apocalipse 14:12). O conflito final sobre lealdade a Cristo ou lealdade à besta gira à volta da adoração, e no centro do conflito entre o bem e o mal está o Sábado.
2. Leia Romanos 8:1-4; Efésios 2:8-10 e Colossenses 1:29. O que nos ensinam estas passagens sobre o resultado de viver pela fé?
Vivendo pela fé, recebemos a graça divina, e a nossa vida é transformada. Os seguidores comprometidos com o Salvador não só terão fé “em” Jesus, como terão a fé “de” Jesus. A qualidade da fé de Jesus para o tempo do fim será deles, e eles permanecerão fiéis, mesmo até à morte, tal como Jesus foi fiel.
É fiel nas pequenas coisas? O que diz a sua fidelidade sobre como será quando a verdadeira provação chegar? (Ver Lucas 16:10)