Quarta-feira, 07 de Junho
5. De onde vem a besta, e quem lhe deu autoridade? Apocalipse 13:1, 2
A primeira besta de Apocalipse 13 recebe o poder, o trono e grande autoridade do dragão. Apocalipse 12:9 e Apocalipse 20:2 identificam o dragão como Satanás, que é um inimigo astuto e trabalha através de poderes terrestres. Apocalipse 12:3-5 diz que este “dragão”, o diabo, tentou destruir “o Filho” quando Ele nasceu. Este “Filho Homem” foi mais tarde “arrebatado para junto de Deus e do Seu trono”. A criança é Cristo. Desejando destruir Cristo, Satanás usou Herodes e Roma imperial. Um governador romano, Pilatos, condenou Jesus à morte, um carrasco romano pregou-O na cruz, um soldado romano perfurou-O com uma lança e soldados romanos vigiaram o Seu túmulo. De acordo com Apocalipse 13:2, o dragão, Satanás, actuando através de Roma pagã, daria o trono do seu governo a este poder da besta emergente.
“Embora, em primeiro plano, o dragão represente Satanás, em sentido secundário, ele representa o Império Romano [...]. O poder que sucedeu o Império Romano e recebeu do dragão ‘o seu poder, o seu trono e grande autoridade’ é Roma papal” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 7, p. 904). “Das ruínas da Roma política, levantou-se o grande império moral na forma gigante da igreja católica” (A. C. Flick, The Rise of the Medieval Church [1900], p. 150, citado no Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 7, p. 904).
6. Leia Apocalipse 13:3 e 14:4. Que contraste vê nestes versos?
Em contraste com “toda a Terra”, que segue a besta, Deus terá fiéis que “seguem o Cordeiro”. Como sempre, será de um lado ou do outro, por Jesus ou contra Jesus. Tal como no presente, não haverá meio-termo, nem posição neutra. Não se comprometer com Jesus é, conscientemente ou não, comprometer-se com o outro lado.
“E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.” (Mateus 10:22). Está preparado para suportar até ao fim?