1.1.21

Uma Canção de Amor Sinistra (Isaías 5:1-7)

Quinta-feira, 31 de Dezembro


10. Leia a canção de Isaías 5:1-7. Qual é o significado desta parábola?

Deus explicou o significado da parábola apenas no fim, no verso 7. Ao usar uma parábola, Ele fez com que o povo se examinasse objectivamente, para admitir a sua verdadeira condição. Deus usou efectivamente esta abordagem com o rei Davi (veja 2 Samuel 12:1-13). Ao chamar a isto “cântico” (de amor), o Pai revelou desde o início a Sua motivação para com o povo. O Seu relacionamento com ele tinha origem no Seu caráter, que é amor (1 João 4:8). Em troca Ele esperava uma resposta de amor. Mas, em vez de “uvas”, ele recebeu “uvas bravas”, que significa, no hebraico, “coisas estragadas”.

11. O que quis o Senhor dizer em Isaías 5:4: “Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito?

Deus declarou nos versos seguintes: “Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derribarei a sua parede, para que seja pisada; e a tornarei em deserto” (Isaías 5:5, 6).

Quando pecamos, Deus não nos afasta de Si, remove a Sua protecção e destrói-nos. Pacientemente Ele dá-nos uma oportunidade de receber perdão (2 Pedro 3:9). O Senhor não elimina ninguém que atenda ao Seu convite, mas apela enquanto há esperança de resposta. O Senhor não aceita imediatamente o “não” como resposta porque sabe que somos ignorantes e enganados pelo pecado. Mas se não Lhe correspondermos, Ele reconhecerá a nossa escolha e deixar-nos-á no caminho em que escolhemos estar (Apocalipse 22:11).

Se rejeitarmos persistentemente os apelos de Deus através do Seu Espírito, a situação pode finalmente ficar irreversível (Mateus 12:31, 32). Afastar-se de Cristo é perigoso (Hebreus 6:4-6). Há um limite para o que Deus pode fazer, porque Ele respeita a nossa liberdade de escolha.

Considere o conceito encontrado em Isaías 5:4, sobre o “Que mais se podia fazer à minha vinha”. À luz do sacrifício feito na cruz pelas nossas transgressões, o que mais poderia ter sido feito por nós? Isto dá-nos a certeza da salvação e leva-nos ao arrependimento e mudança de vida?