31.1.21

Fingir Que Somos Deus

Lição 6, 30 de Janeiro a 05 de Fevereiro


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “E, naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na sua salvação, exultaremos e nos alegraremos.” Isaías 25:9

LEITURAS DA SEMANA: Isaías 13; 14; 24; 25; 26; 27

Depois de um pastor ter pregado um profundo sermão sobre o orgulho, uma mulher que tinha ouvido a mensagem esperou por ele para conversar. Ela disse-lhe que estava muito angustiada e que gostaria de confessar um grande pecado. O pastor perguntou-lhe qual era o pecado.

Ela respondeu: “O pecado do orgulho, sentei-me durante uma hora em frente ao meu espelho, há uns dias atrás, admirando a minha beleza”.

Respondeu o pastor: “Oh, isso não foi o pecado do orgulho, mas um pecado da imaginação!” (C. E. Macartney, compilado por Paul Lee Tan,
p. 1100).

Desde que o pecado nasceu no coração de um anjo poderoso, o orgulho não respeita os limites da realidade. Este problema é visto da pior maneira possível nos que nutrem um orgulho espiritual, uma característica bastante lamentável em seres tão corrompidos cuja salvação pode apenas ser encontrada nas obras de outro em seu favor.

Nesta semana, entre outras coisas, vamos examinar a origem do orgulho e da exaltação própria, os dois pecados verdadeiramente originais.