26.1.21

O Ceptro Da Ira De Deus

Terça-feira, 26 de Janeiro


Na secção de Isaías 9:8-10:34, é explicado o texto de Isaías 9:1-5, que previa libertação para as pessoas obscurecidas e angustiadas que tinham confiado no ocultismo e que tinham sido vítimas da conquista militar: “Porque Tu quebraste o jugo que pesava sobre eles, a vara que lhes feria os ombros e o ceptro do seu opressor, como no dia da vitória sobre os midianitas” (Isaías 9:4).

6. Nos textos anteriores, vimos o sofrimento dos fiéis. Compare-os com as maldições de Levítico 26:14-39. Porque puniu Deus o Seu povo em etapas, e não de uma só vez? O que indica isto sobre o Seu carácter e objectivos?

Se Deus quisesse destruir o povo, podia tê-lo entregado aos assírios imediatamente. Mas Ele é paciente, “não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9). Como no período dos “juízes”, Deus deixou o povo de Judá e Israel sofrer os resultados da sua insensatez, para que pudessem entender o que estavam a fazer e fizessem uma escolha melhor. Quando eles persistiram no mal e endureceram o coração contra os apelos que Ele tinha enviado através dos Seus mensageiros, Deus retirou a Sua protecção. Mas o povo continuou a revoltar-se. Este ciclo foi repetido numa espiral descendente até que não houve mais nada que Deus pudesse fazer.

7. Leia Isaías 9:8-10:2. De que pecados era culpado o povo? Contra quem ele os cometeu? Quem era culpado entre eles?

O que vemos nesta passagem, como em toda a Bíblia, é a realidade do livre-arbítrio. Deus criou o ser humano livre (esta liberdade era necessária; caso contrário, o homem jamais O poderia amar de verdade), e a liberdade envolve a opção de fazer o que é errado. E embora Deus busque sempre nos atrair ao revelar o Seu amor e carácter, Ele também nos permitirá enfrentar o resultado das nossas decisões erradas; ou seja, dor, sofrimento, medo, conflito, etc., para nos ajudar a perceber exatamente as consequências do nosso afastamento Dele. Contudo, mesmo assim, estas coisas muitas vezes não fazem as pessoas repudiarem o pecado e se voltarem para o Senhor. O livre-arbítrio é maravilhoso; não podíamos ser humanos sem ele. No entanto, ai daqueles que o usam incorrectamente!

Deus já usou o sofrimento na sua vida para o afastar de um caminho errado?