15.1.21

Outra Oportunidade

Terça-feira, 12 de Janeiro


Acaz não atendeu ao chamado de Isaías à fé. Portanto, Deus misericordiosamente deu ao rei outra oportunidade, mandando-lhe que pedisse um sinal que fosse “embaixo, nas profundezas, ou em cima, nas alturas” (Isaías 7:11). Este foi um dos maiores apelos à fé já feitos a um ser humano. De maneira diferente das lotarias ou apostas, Deus não colocou restrições em letras miúdas. Ele nem limitou a Sua oferta à metade do Seu reino, como os governantes humanos faziam quando chegavam ao limite da sua generosidade (veja Ester 5:6; 7:2; Marcos 6:23). O Senhor estava pronto e disposto a esgotar todo o Céu e a Terra por um rei ímpio, se ele acreditasse! Como sinal, Acaz podia ter pedido uma montanha de ouro ou soldados tão numerosos como os grãos de areia do Mediterrâneo.

5. Porque respondeu Acaz daquela maneira? Isaías 7:12

À primeira vista, a resposta de Acaz parece piedosa e respeitosa. Ele não tentou a Deus, como os israelitas tinham feito séculos antes, durante a sua peregrinação pelo deserto (Êxodo 17:2; Deuteronómio 6:16). Mas a diferença foi que Deus pediu ao rei que O provasse (compare com Malaquias 3:10). O ato de aceitar a Sua dádiva irresistivelmente generosa agradá-lo-ia, e não tentaria a Sua paciência. Mas Acaz nem sequer estava disposto a permitir que Deus o ajudasse a crer. Ele fechou e trancou a porta do coração para excluir a fé.

6. Leia Isaías 7:13. O que disse o profeta neste texto?

Isaías destacou que, quando Acaz se recusou a provar a Deus, aparentemente para evitar que Deus Se fatigasse, Acaz, na verdade, fatigou o Senhor. Mas o aspecto mais preocupante é o facto de que neste verso Isaías usou a expressão “meu Deus”, em contraste com Isaías 7:11, em que o profeta tinha pedido ao rei que pedisse um sinal do Senhor, “seu Deus”. Quando Acaz recusou a oferta divina, ele rejeitou que o Senhor fosse o seu Deus. O Senhor era o Deus de Isaías, mas não de Acaz.

O que aprendemos sobre a paciência e a vontade de Deus de salvar todos? O que revela isto sobre a nossa cegueira e dureza quando não nos rendemos ao Senhor? Mesmo que Deus tivesse dado a Acaz um sinal que ele desejasse, será que Acaz teria acreditado?