25.1.21

Um Filho Nos Foi Dado

Segunda-feira, 25 de Janeiro


Esta passagem apresenta o terceiro nascimento especial no livro de Isaías, depois da menção dos nascimentos de Emanuel e Maer-Salal-Hás-Baz.

4. O que tem de especial o Filho descrito nestes versos? Isaías 9:6, 7

O Libertador possui vários nomes que O descrevem. No antigo Oriente Próximo, reis e divindades tinham vários nomes para mostrar a sua grandeza.

Ele foi chamado “Maravilhoso”. De forma semelhante, o divino Anjo do SENHOR tinha descrito, ao pai de Sansão, o Seu próprio nome como “maravilhoso” (a raiz hebraica é a mesma) e depois subido ao Céu na chama sacrifical no altar de Manoá (Juízes 13:18, 20), prefigurando assim a oferta de Si mesmo que ia acontecer mais de mil anos depois.

Ele foi referido como divino (“Deus Forte”) e Criador eterno (“Pai da eternidade”; Lucas 3:38: “[...] Adão, filho de Deus”).

Ele é um Rei da dinastia de Davi; o Seu reino de paz será eterno.

5. Dados esses atributos, quem somente poderia ser este Filho? (Lucas 2:8-14).

Alguns tentaram identificá-Lo com Ezequias, mas a descrição ultrapassa em muito qualquer ser humano comum. Somente uma Pessoa Se encaixa: Jesus, o Filho de Deus e Criador (João 1:1-3, 14; Colossenses 1:5-17; 2:9; Hebreus 1:2), que nasceu para nós, para nos salvar e nos dar a paz. Ele recebeu toda a autoridade no Céu e na Terra e está sempre connosco (Mateus 28:18-20). Embora tenha mantido a Sua divindade, Ele também Se tornou um ser humano para sempre, capaz de Se compadecer das nossas fraquezas (Hebreus 4:15). “Um Filho se nos deu”... para sempre!

“Quando Cristo veio ao nosso mundo, Satanás estava em campo e disputou cada palmo de avanço na Sua vereda desde a manjedoura até ao Calvário. Satanás tinha acusado a Deus de exigir abnegação dos anjos, quando nada sabia Ele mesmo do que isso significava, e quando Ele mesmo nenhum sacrifício fazia em favor de outros. [...] Cristo veio ao mundo para desfazer estas falsas acusações e revelar o Pai.” Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 406

O que revela esta citação sobre o carácter de Deus?