29.1.21

Raiz e Renovo Numa Só Pessoa

Quarta-feira, 27 de Janeiro


8. Quem é o “rebento” que sai “do tronco de Jessé”? Isaías 11:1; Zacarias 3:8; 6:12

Isaías 11:1 retoma a imagem da árvore cortada em Isaías 10:33, 34. O “tronco de Jessé” representa a ideia de que a dinastia de Davi (filho de Jessé) perderia o seu poder (Daniel 4:10-17, 20-26). Porém, surgiria um “rebento/renovo” do “tronco” aparentemente condenado; isto é, um Governante descendente de Davi.

9. Porque é que o novo Governante davídico também foi chamado a “Raiz de Jessé” (Isaías 11:10)? Qual é o significado da raiz? Apocalipse 22:16

A descrição encaixa-se apenas em Jesus, “a Raiz e a Geração de Davi” (Apocalipse 22:16). Cristo veio da linhagem de Davi (Lucas 3:23-31), que era descendente de Adão, que, por sua vez, era “filho de Deus” (Lucas 3:38), no sentido de que Cristo o criou (João 1:1-3, 14). Cristo era o ancestral de Davi, assim como o seu descendente!

10. Como é que o novo Governante davídico reverteu os efeitos do pecado? Isaías 11

Ele ia pensar e agir em harmonia com o Senhor, julgar de maneira justa, castigar os iníquos e trazer a paz. Quando Ele assumisse o trono, o Senhor ia trazer de volta, restaurar e unir um remanescente fiel de Israel e Judá (Isaías 10:20-22). Haveria uma monarquia forte e unida, como nos dias de Davi, que derrotou os filisteus e outros povos. Mas o novo Governante seria superior a Davi, na medida em que iria restaurar a paz até à essência da criação: os predadores já não seriam carnívoros e coexistiriam com a sua antiga presa (Isaías 11:6-9).

11. Isaías 11 refere-se apenas à primeira vinda de Cristo, apenas à segunda, ou a ambas?

As duas vindas de Jesus aparecem como uma única imagem. Elas estão unidas, porque são duas partes de um todo, como os dois lados de um plano. Para ser completo, o plano da salvação requer as duas vindas: a primeira, que já aconteceu; e a segunda, que aguardamos como a consumação da nossa esperança.

Porque é que a obra de Cristo na primeira vinda nos dá tanta segurança sobre a segunda vinda? Qual seria o propósito da primeira se ela não resultasse na segunda?