15.1.21

Deus Connosco

Quinta-feira, 14 de Janeiro


Tal como os nomes dos filhos de Isaías (Sear-Jasube [“Um-RestoVolverá”] e Maer-Salal-Hás-Baz [“Rápido-Despojo-Presa-Segura”]), o nome “Emanuel” significa literalmente “Deus connosco”. Porém, na tradução comummente aceite, “Deus connosco”, há uma perda importante. Assim como noutros nomes hebraicos como este que não possuem verbos, o verbo “ser” deve ser acrescentado, pois não é expresso em hebraico. Portanto, “Emanuel” deve ser traduzido como “Deus é connosco” (compare com Isaías 8:10), assim como o nome grego “Jesus” (abreviação do hebraico Yehoshua, ou Josué) significa “o Senhor é salvação”, também com o acréscimo do verbo “ser” (compare com Isaías, que significa “salvação do Senhor”).

Mas o nome “Emanuel” não é apenas uma descrição abstracta; é uma asseveração de uma promessa cumprida: “Deus é connosco”!

8. Qual é o significado da promessa de que Deus está connosco?

Não há garantia nem conforto mais poderosos. Deus não prometeu que o Seu povo não teria dores e dificuldades, mas prometeu estar com ele. “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmos 23:4).

“Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” (Isaías 43:2).

Onde estava o Senhor quando os babilónios atiraram os três amigos de Daniel para a fornalha? Com eles! (Daniel 3:23-25). E onde estava o Senhor durante o momento de angústia de Jacó, quando ele lutou até ao amanhecer? Nos braços de Jacó, o mais próximo possível! (Génesis 32:24-30).

“Mesmo quando o Senhor não aparecia em forma física na Terra, Ele passava pelas experiências do Seu povo com eles. Onde estava o Senhor quando a multidão condenou Estêvão? ‘…à direita de Deus,’ (Atos 7:55). Mas quando Jesus subiu ao Céu, ‘assentou-se à destra da Majestade, nas alturas’ (Hebreus 1:3). Porque Se levantou Ele quando Estêvão estava em perigo, prestes a ser apedrejado até à morte? Como Morris Venden disse: ‘Jesus não ficaria sentado!’” (Roy Gane, God’s Faulty Heroes. Review and Herald, 1996, p. 66).

Que diferença faz a promessa de que “Deus é connosco” se ainda enfrentamos provações e sofrimentos terríveis? De que nos serve o conhecimento da Sua presença?