25.1.21

O Fim Da Escuridão Para A Galiléia

Domingo, 24 de Janeiro


1. Porque é que Isaías 9:1 começa com a palavra “mas”, que indica um contraste com o texto que vem antes?

Isaías 8:21, 22 descreve a condição desesperadora daqueles que se voltaram para o ocultismo e não para o Deus verdadeiro: para onde quer que olhassem, havia ali “angústia, escuridão e sombras de ansiedade, e” seriam “lançados para densas trevas” (Isaías 8:22). Por outro lado, os que estavam aflitos não continuariam na escuridão (Isaías 9:1). O povo da região da Galiléia foi aqui apontado como tendo recebido a bênção especial de uma “grande luz” (Isaías 9:2). A nação seria multiplicada e alegrar-se-ia porque Deus quebraria “o ceptro do seu opressor” (Isaías 9:4).

A região do Mar da Galiléia foi descrita no texto porque tinha sido um dos primeiros territórios a ser conquistados. Em resposta ao pedido de ajuda de Acaz, Tiglate-Pileser III tinha tomado as regiões da Galiléia e da Transjordânia de Israel do Norte, levado algumas pessoas em cativeiro e transformado os territórios em províncias assírias (2 Reis 15:29). Por isso, a mensagem de Isaías era: o primeiro a ser conquistado seria o primeiro a ver a libertação.

2. Como foi descrito o menino que Deus usaria para libertar o Seu povo? (Isaías 9:6, 7).

3. Quando e como foi cumprida a profecia de Isaías 9:1-5? Mateus 4:12-25

Não foi por acaso que Jesus iniciou o Seu ministério na Galiléia, onde Ele concedeu esperança ao anunciar as boas-novas do reino de Deus e ao curar pessoas, libertando inclusive endemoninhados da escravidão do ocultismo (Mateus 4:24).

Este é um exemplo perfeito de como a Bíblia toma eventos que aconteceram nos tempos do Antigo Testamento e os usa para prefigurar coisas que aconteceriam nos tempos do Novo Testamento. O Senhor mesclou imagens de uma época com as de outra, como em Mateus 24, em que Jesus combinou a destruição de Jerusalém em 70 d.C. com a destruição no fim do mundo.

Se alguém lhe perguntasse: “Do que te libertou Jesus”, o que responderia? Que testemunho pode dar a respeito do poder de Cristo na sua vida?