1.1.21

Estudo Adicional 01.01.21

Sexta-feira, 01 de Janeiro


No contexto de Isaías 1:4, Ellen White escreveu: “O professo povo de Deus tinha-se separado Dele, perdido a sabedoria e pervertido o seu entendimento. Via só o que estava perto, pois tinha-se esquecido da purificação dos seus pecados de outrora. Movia-se de maneira inquieta e incerta na escuridão, procurando apagar da sua mente a recordação da liberdade, da tranquilidade e da felicidade das quais desfrutava na sua condição anterior. Mergulhava em todo tipo de loucura presunçosa e imprudente, colocava-se em oposição às providências de Deus e aprofundava a culpa que já tinha sobre si. Dava ouvidos às acusações de Satanás contra o caráter divino e representava a Deus como se Ele fosse destituído de misericórdia e perdão.” Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 4, p. 1251, 1252

Perguntas para consideração:

1. Como nos podemos lavar (Isaías 1:16)? O que significa esta expressão? (Veja Filipenses 2:12, 13).


2. Como é que Jesus adaptou, expandiu e aplicou o cântico sobre a vinha? (Mateus 21:33-45; Marcos 12:1-12; Lucas 20:9-19). Quais são as lições da história acima para nós, Adventistas do Sétimo Dia?

3. Qual é a relação entre o perdão que Deus oferece e a transformação que Ele faz na nossa vida? O que vem primeiro: a transformação ou o perdão? É importante saber isto?

4. O que significa colocar-se em oposição às “providências de Deus”?

Resumo: Quando a nação Se esqueceu de Deus e desprezou as Suas bênçãos, o Senhor mostrou que ela devia prestar contas da sua aliança com Ele. Felizmente, Ele apontou a condição dela, advertiu-a sobre as consequências destrutivas de abandonar a Sua protecção e instigou-a a permitir que Ele a curasse e purificasse.