30.12.18

O Título do Livro

Domingo, 30 de Dezembro 

1. De acordo com Apocalipse 1:1 e 2, qual é o significado do título completo do livro? Tendo como base o título, sobre quem fala realmente o livro? 

O texto de Apocalipse 1:1 declara o título do livro: “Revelação de Jesus Cristo”. A palavra revelação vem do termo grego apokalupsis (apocalipse), que significa “descobrir” ou “revelar”. O Apocalipse é uma revelação de Jesus Cristo; é tanto da parte Dele como sobre Ele. Embora tenha vindo de Deus através de Jesus Cristo (veja Apocalipse 22:16), o livro testifica que Jesus também é o foco do seu conteúdo. O Apocalipse é a Sua autorrevelação para o Seu povo e uma expressão do Seu cuidado para com ele. 

Jesus é a figura central do Apocalipse. O livro começa e termina com Ele (Apocalipse 1:5-8; Apocalipse 22:12-16). “Deixemos que Daniel fale, que fale o Apocalipse e digam a verdade. Mas seja qual for o aspecto do assunto apresentado, ele vai a Jesus como o centro de toda a esperança, ‘a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da Manhã’” (Ellen G. White, Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 118). 

Além disto, o Jesus do Apocalipse é o Jesus dos quatro evangelhos. O Apocalipse dá continuidade à descrição de Jesus e da Sua obra de salvação a favor do Seu povo, conforme primeiro retratada nos evangelhos. O livro do Apocalipse concentra-se em diferentes aspectos da Sua existência e ministério. Essencialmente, ele começa onde os evangelhos terminam, com a ressurreição de Jesus e a Sua ascensão ao Céu. 

Juntamente com a epístola aos Hebreus, o Apocalipse enfatiza o ministério celestial de Jesus. Ele mostra que, após a Sua ascensão, Cristo foi empossado no Seu ministério real e sacerdotal no santuário celeste. Sem o Apocalipse ou o livro de Hebreus, o nosso conhecimento do ministério sumo sacerdotal de Cristo, no Céu a favor de Seu povo, seria muito limitado. No entanto, além do livro de Hebreus, o livro do Apocalipse apresenta-nos uma perspectiva singular do ministério de Jesus Cristo em nosso favor. 

De acordo com João 14:1 a 3, o que está Jesus hoje a fazer por nós no Céu? Que esperança esta maravilhosa promessa nos pode trazer?