19.12.18

Disciplina da Igreja

Quarta-feira, 19 de Dezembro

Um dos principais problemas da organização da igreja é lidar com a disciplina. A maneira como a disciplina preserva a unidade às vezes é uma questão delicada e pode ser mal interpretada. Contudo, da perspectiva bíblica, a disciplina está centrada em duas áreas importantes: preservar a pureza da doutrina e preservar a pureza da vida e da prática.

Como vimos, o Novo Testamento confirma a importância de preservar a pureza do ensino bíblico diante da apostasia e do falso ensino, especialmente no fim dos tempos. O mesmo vale para a preservação da respeitabilidade da comunidade, protegendo-a contra a imoralidade, a desonestidade e a depravação. Por isso, Paulo disse que a Bíblia é “útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Timóteo 3:16).

4. De acordo com Mateus 16:19 e 18:15-20, que princípios deu Jesus à igreja em relação à disciplina e exortação dos culpados?

A Bíblia apoia o conceito de disciplina e da nossa responsabilidade de uns para com os outros na nossa vida espiritual e moral. Realmente, uma das marcas distintivas da igreja é a sua santidade ou separação do mundo. Certamente encontramos na Bíblia muitos exemplos de situações difíceis que exigiram que a igreja atuasse de maneira decisiva contra comportamentos imorais. Os padrões morais devem ser mantidos na igreja.

5. Leia Mateus 7:1-5 e Gálatas 6:1, 2. Que princípios devemos adoptar ao tratar de questões difíceis na igreja?

Não podemos negar o ensino bíblico sobre a necessidade de disciplina na igreja. Não podemos ser fiéis à Palavra sem ela. Mas observe o caráter redentivo em muitas destas exortações. Na medida do possível, a disciplina deve trazer salvação. Também precisamos lembrar que somos todos pecadores e que todos necessitamos da graça de Deus. Portanto, quando administramos a disciplina, devemos fazê-lo com humildade e com profunda consciência das nossas falhas.

Ao lidarmos com os que erram, como podemos aprender a agir com uma atitude de redenção mais do que de punição?