16.12.18

Cristo, o Cabeça da Igreja

Domingo, 16 de Dezembro

Como já vimos numa lição anterior, a igreja é representada no Novo Testamento pela metáfora do corpo. A igreja é o corpo de Cristo. Esta metáfora faz alusão a vários aspectos da igreja e à relação entre Cristo e o Seu povo. Como o corpo de Cristo, a igreja depende Dele para existir. Ele é o cabeça (Colossenses 1:18; Efésiso 1:22) e a fonte da vida da igreja. Sem Ele, não haveria igreja.

A igreja também deriva de Cristo a sua identidade, pois Ele é a fonte, o fundamento e o originador das suas crenças e ensinos. No entanto, por mais cruciais que sejam as crenças e ensinos à identidade da igreja, ela é mais do que isso. Cristo e a Sua Palavra revelada nas Escrituras determinam o que é a igreja. Portanto, ela obtém de Cristo a sua identidade e significado.

1. Em Efésios 5:23-27, Paulo usou a relação entre Cristo e a Sua igreja para ilustrar o relacionamento que deve haver entre marido e mulher. Quais são as principais ideias dessa relação entre Cristo e a Sua igreja?

Embora haja resistência ao conceito de submissão, por causa da maneira como os líderes nos séculos passados abusaram dele, a igreja deve estar sujeita ao cabeça, Cristo, e à Sua autoridade. O nosso reconhecimento de Cristo como o cabeça da igreja faz com que nos lembremos de que a nossa lealdade suprema deve pertencer ao próprio Senhor e a ninguém mais. A igreja deve ser organizada, mas essa organização deve estar sempre subordinada à autoridade de Jesus, o verdadeiro líder da igreja.

“A igreja é edificada tendo Cristo como o seu fundamento; deve obedecer a Cristo como a sua cabeça. Não tem que confiar em homem, nem ser por homem controlada. Muitos pretendem que uma posição de confiança na igreja lhes dá autoridade para ditar o que outros hão de crer e fazer. Essa pretensão não é sancionada por Deus. O Salvador declara: ‘Todos vós sois irmãos’. Todos estão expostos à tentação e sujeitos ao erro. Em nenhum ser finito podemos confiar quanto à direção. A Rocha da fé é a presença viva de Cristo na igreja. Nela pode confiar o mais débil, e os que mais fortes se julgam demonstrar-se-ão os mais fracos, a não ser que façam de Cristo a Sua eficiência.” Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 414

É muito fácil depender de seres finitos. Como podemos aprender a depender apenas de Cristo?