24.12.18

A Promessa de Restauração

Segunda-feira, 24 de Dezembro 

2. De acordo com Isaías 11:1-10, que promessa é dada a Israel? O que revela ela sobre a morada eterna dos remidos? 

A Bíblia começa com a história da criação da Terra (Génesis 1; 2). O mundo descrito é belo e harmonioso e foi confiado aos nossos primeiros pais, Adão e Eva. Um mundo perfeito e um lar para a humanidade criada por Deus. Os dois últimos capítulos da Bíblia também falam sobre um mundo perfeito e harmonioso criado por Deus para a humanidade redimida (Apocalipse 21; 22), mas, desta vez, é mais correto dizer “recriação”, a restauração da Terra da ruína do pecado. 

Muitas passagens bíblicas declaram que este lar eterno dos remidos será um lugar real, não uma fantasia da imaginação nem um sonho. Os remidos poderão ver, ouvir, cheirar, tocar e ter uma nova experiência, uma nova vida. A profecia de Isaías 11 anuncia de maneira bela a vinda do Messias, que inaugurará uma nova era. Ele acabará com toda a violência e introduzirá a paz eterna. O reino de Deus nesta nova Terra estabelecerá a harmonia universal. 

3. De acordo com Apocalipse 21:1-5, o que desaparecerá para sempre como resultado desta nova harmonia? 

Ellen White escreveu sobre o que aguarda os remidos: “E, ao transcorrerem os anos da eternidade, haverá mais e mais abundantes e gloriosas revelações de Deus e de Cristo. Assim como o conhecimento é progressivo, também o amor, a reverência e a felicidade aumentarão. Quanto mais as pessoas aprenderem a respeito de Deus, mais admirarão o Seu caráter. Ao revelar-lhes Jesus as riquezas da redenção e os surpreendentes feitos do grande conflito com Satanás, o coração dos resgatados baterá com mais forte devoção, e com mais arrebatadora alegria dedilharão as harpas de ouro; e milhares de milhares, e milhões de milhões de vozes se unirão para ampliar o potente coro de louvor” (Ellen G. White, História da Redenção, p. 432, 433). 

Como podemos entender hoje o caráter de Deus? De que maneira a vida em harmonia e unidade com os outros revela um pouco do caráter e da natureza de Deus?