18.10.21

Temer ao Senhor

Segunda-feira, 18 de Outubro


Além da ordem para amar a Deus com tudo o que possuíam, Moisés ordenou ao povo que temesse ao Senhor (Deuteronómio 6:2).

2. Leia Deuteronómio 10:12. O que diz o texto sobre amor e temor?

Num verso, os israelitas são instruídos a temer a Deus, noutro a amá-Lo, e neste verso são instruídos a temer e amar ao mesmo tempo. Pelo significado comum da palavra “temor”, isto pode parecer uma contradição, mas não é. Temer a Deus – no sentido de reverência e respeito por quem Ele é, pela Sua autoridade, poder, justiça e retidão, especialmente em contraste com a nossa pecaminosidade, fraqueza e total dependência Dele – deve ser uma reacção natural. Somos seres caídos, violamos a lei de Deus e, excepto pela Sua graça, merecemos a condenação e a morte eternas.

3. Leia Efésios 2:1-10. Como podemos temer e amar a Deus ao mesmo tempo?

Apesar de sermos “filhos da ira” (é por isso que devemos temer a Deus), Cristo morreu por nós e deu-nos uma vida nova Nele, que inclui libertação do pecado e da condenação (é por isso que O devemos amar).

Assim como isto é verdade para nós hoje, este mesmo princípio aplicava-se ao antigo Israel: eles tinham sido cativos no Egipto, condenados à escravidão e à opressão, e foi apenas o amor de Deus e a Sua misericórdia para com eles que os levou à sua grande redenção. “Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado” (Deuteronómio 5:15). Não é de admirar, então, que deviam amar e temer a Deus ao mesmo tempo. E se eles deviam fazer assim, quanto mais nós, pela morte de Jesus na cruz!

Leia Apocalipse 14:6, 7. Porque deve a ordem “temei a Deus” ser a primeira da mensagem do Senhor para os últimos dias? Visto que sabemos o que está por vir, porque é que esta ordem faz tanto sentido?