Domingo, 10 de outubro
Na Bíblia, a aliança e o evangelho aparecem juntos. Embora a ideia de aliança existisse antes da nação de Israel (por exemplo, a aliança com Noé) e a promessa da aliança tenha sido feita antes do surgimento desta nação, o pacto foi expresso de forma notável através da interacção de Deus com o Seu povo, começando com os patriarcas.
Desde o início, a verdade central da aliança foi o evangelho: a salvação apenas pela graça mediante a fé.
1. Leia Génesis 12:1-3; 15:5-18; Romanos 4:1-5. Qual foi a promessa da aliança feita a Abrão (depois chamado Abraão)? Como é que o evangelho é revelado nela?
Abraão creu em Deus, nas Suas promessas e, por isso, foi justificado diante do Senhor. Porém, isto não foi graça barata: Abraão procurou manter a sua parte na aliança pela obediência, como vemos em Génesis 22, no Monte Moriá, embora “a sua fé lhe é imputada como justiça” (Romanos 4:5). Por esta razão, séculos depois, Paulo usou Abraão como exemplo do que é viver pelas promessas da aliança de Deus ao povo.
Este tema ecoa por toda a Bíblia. Paulo citou em Gálatas 3:6 a passagem sobre a fé que Abraão teve e que lhe foi atribuída “por justiça” (Génesis 15:6) e que remete à primeira promessa feita ao patriarca sobre todas as nações serem abençoadas nele (Gálatas 3:8, 9). As promessas da aliança são feitas a todos, judeus e gentios, “os que são da fé” (Gálatas 3:7) e, assim, são justificados pela fé sem as obras da lei – por mais que sejam obrigados, por causa da aliança, a obedecer à lei.
Mesmo quando Jeremias falou sobre a nova aliança, ele o fez no contexto da lei: “Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” (Jeremias 31:33), refletindo uma linguagem que remonta ao livro de Levítico: “E andarei no meio de vós e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo” (Levítico 26:12).
Como é que a ideia de lei e evangelho juntos se ajusta perfeitamente às três mensagens angélicas de Apocalipse 14, a mensagem de advertência final de Deus ao mundo?