16.10.21

Estudo Adicional 15.10.21

Sexta-feira, 15 de Outubro


“O espírito de escravidão é gerado por se procurar viver de acordo com a religião legal, pelo esforço de cumprir as reivindicações da lei em nossa própria força. Há esperança para nós apenas ao nos colocarmos sob a aliança abraâmica, que é a aliança da graça pela fé em Cristo. O evangelho pregado a Abraão, por meio do qual ele teve esperança, foi o mesmo que é pregado a nós hoje, por meio do qual temos esperança. Abraão olhou para Jesus, que é o Autor e Consumador da nossa fé.” Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 1199

“Antes que os fundamentos da Terra fossem lançados, o Pai e o Filho Se uniram em aliança para redimir o ser humano, caso ele fosse vencido por Satanás. Deram as mãos, em um solene compromisso de que Cristo Se tornaria o Fiador da humanidade. Esse compromisso foi cumprido por Jesus. Quando sobre a cruz Ele soltou o brado: ‘Está consumado!’ (João 19:30), estava Se dirigindo ao Pai. O pacto foi plenamente satisfeito. E agora Ele declarou: ‘Pai, está consumado! Fiz, ó Meu Deus, a Tua vontade. Concluí a obra da redenção. Se a Tua justiça está satisfeita, ‘a Minha vontade é que onde Eu estou, estejam também comigo os que Me deste’.” João 17:24; O Desejado de Todas as Nações, p. 834

Perguntas para consideração:

1. Antes da fundação do mundo, “o Pai e o Filho uniram-Se em aliança” para nos redimir, caso o ser humano caísse. Isto encoraja-nos? Quanto deseja Deus a nossa salvação?

2. Como podemos cumprir o papel que os antigos israelitas deviam ter cumprido no seu tempo? Como podemos evitar os erros que eles cometeram?

3. Porque são as promessas do evangelho centrais para a nova aliança? Que textos bíblicos mostram que a lei não foi abolida no contexto da nova aliança?