2.10.21

A Lição da História de Moisés

Lição 2, 02 a 08 de Outubro


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “e todos comeram de um mesmo manjar espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.” 1 Coríntios 10:3, 4

LEITURAS DA SEMANA: Deuteronómio 1–3; Êxodo 32:29-32; Números 14; Efésios 3:10; Génesis 15:1-16; João 14:9

“Estas são as palavras que Moisés falou” (Deuteronómio 1:1). Assim começa o livro de Deuteronómio. Embora a presença de Moisés domine o livro, desde estas palavras até à sua morte na terra de Moabe (Deuteronómio 34:5), Deuteronómio (como toda a Bíblia) é sobre o Senhor Jesus. Ele é Aquele que nos criou (Génesis 1; 2; Jo 1:1-3), nos sustenta (Colossenses 1:15-17, Hebreus 1:3) e nos redime (Isaías 41:14, Tito 2:14). Num sentido mais amplo, este livro revela como o Senhor continuou a criar, sustentar e redimir o Seu povo neste momento crucial da história da salvação.

Quando os filhos de Israel estavam prestes a entrar em Canaã, Moisés deu-lhes uma lição de história, tema que se repete em toda a Bíblia: lembra-te do que o Senhor fez por ti no passado.

Devíamos atentar para este conselho, considerando que estamos nas fronteiras de uma terra prometida melhor: “Ao recapitular a nossa história passada, havendo revisado cada passo de progresso até ao nosso nível atual, posso dizer: Louvado seja Deus! Ao ver o que o Senhor tem efetuado, encho-me de admiração e de confiança na liderança de Cristo. Nada temos a temer quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado, e Seu ensino em nossa história passada.” — Life Sketches, 196 (Ellen G. White, Eventos Finais, p. 72).