20.10.21

Se Me Amardes, Guardareis Os Meus Mandamentos

Quarta-feira, 20 de Outubro


Israel - a nação como um todo - foi chamada para amar a Deus. Mas isto era algo que só podia acontecer individualmente. Como um único ser humano com livre arbítrio, cada israelita tinha que fazer a escolha de amar a Deus - e eles deviam mostrar esse amor através da obediência.

6. Qual é o tema comum nos textos a seguir?

Deuteronómio 5:10; 7:9; 10:12, 13; 11:1; 19:9.

A Palavra de Deus não podia ser mais clara. Deus não só diz que nos ama, mas revela esse amor por nós pelo que fez e ainda faz. Portanto, o Seu povo também deve mostrar amor através de acções. Nestes textos vemos que o amor a Deus está inseparavelmente ligado à obediência.

É por isso que, quando João diz: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos” (1 João 5:3), ou quando Jesus diz: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15), estão meramente a expressar este ensino básico. O amor a Deus deve ser sempre expresso pela obediência, e isto significa obediência à Sua lei, os Dez Mandamentos, que inclui o quarto mandamento, o Sábado.

Embora a obediência a qualquer um dos mandamentos possa ser legalismo, este tipo de obediência não demonstra amor a Deus. Quando O amamos realmente, especialmente por causa do que fez por nós em Cristo Jesus, queremos obedecer-Lhe, porque é isto o que Ele nos pede que façamos.

Quando Moisés disse vez após vez aos israelitas que amassem e obedecessem a Deus, o fez depois que eles foram libertos do Egipto. Ou seja, o seu amor e obediência foram uma resposta à redenção que Deus lhes tinha dado. Eles foram redimidos pelo Senhor e responderiam obedecendo fielmente aos Seus mandamentos. Hoje seria diferente? 

Qual é a sua experiência em obedecer a Deus? Quais são os seus motivos para obedecer? Deve ser por amor? Segundo a Bíblia, qual é o papel do temor nesta questão?