Lição 4, 16 a 22 de Outubro
Sábado à tarde
VERSO ÁUREO: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.” Deuteronómio 6:5
LEITURAS DA SEMANA: Deuteronómio 6:4, 5; 10:12; Efésios 2:1-10; Apocalipse 14:6, 7; Deuteronómio 4:37; 11:1; Marcos 12:28-30
Para a religião judaica, uma das orações mais importantes está em Deuteronómio 6. É conhecida como “O Shema”, com base na primeira palavra hebraica da oração, da raiz, shama’, que significa “ouvir”, ou mesmo “obedecer” – palavra que aparece repetidamente em todo o Antigo Testamento.
A primeira linha do Shemá é assim: Shema Yísrael Adonai Elohenu Adonai echad, que significa: “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.” (Deuteronómio 6:4). Muitas vezes, quando os judeus fazem esta oração, tapam os olhos. A ideia é não deixar que nada os distraia de pensar em Deus. Esta primeira linha do Shema é considerada uma afirmação da natureza monoteísta de Adonai Elohenu, “o Senhor nosso Deus”, e a lealdade de Israel apenas a Ele e a nenhum outro “deus”. Também pode ser lido como “O Senhor é o nosso Deus”.
Esta frase faz parte do primeiro discurso que Moisés fez aos filhos de Israel quando estavam prestes a entrar na terra prometida. O que se segue a esta frase de abertura é uma expressão poderosa da verdade que permanece tão crucial no presente como outrora.