24.10.21

Circuncidai O Vosso Coração

Domingo, 24 de Outubro


Deuteronómio 10, que é a continuação do capítulo 9, basicamente traz a reafirmação da aliança que Deus fez com Israel. Grande parte deste livro é uma espécie de renovação da aliança que tinha sido quebrada no terrível pecado em Horebe, logo depois de Moisés se ausentar, quando o povo caiu na idolatria. Mesmo depois disso, o Senhor não o rejeitou.

1. Leia Deuteronómio 10:1-11. Que factos nos mostram que Deus perdoou os pecados do Seu povo e reafirmou a promessa da aliança feita a ele e aos seus pais?

Moisés partiu as tábuas dos Dez Mandamentos (Deuteronómio 9:17) – um sinal da quebra da aliança (Deuteronómio 32:19). “Para mostrar aversão pelo crime do povo, atirou ao chão as tábuas de pedra, que se quebraram à vista de todos, dando a entender que, assim como haviam quebrado seu concerto com Deus, da mesma forma Deus estava rompendo Seu concerto com eles” (Patriarcas e Profetas, p. 320).

Assim, o facto de Deus ter dito a Moisés que cortasse novas tábuas “como as primeiras” para que o Senhor escrevesse nelas as palavras que antes estavam ali mostrou que o Criador perdoou o povo e não o rejeitou.

2. Leia Deuteronómio 10:14-16. O que disse Deus ao povo? Qual é o significado das imagens que o Senhor usou nestes versos?

A circuncisão era um sinal da aliança, mas era apenas um sinal externo. Deus queria o coração do Seu povo, isto é, mente, afeições, amor. A obstinação indicava que eles eram muito teimosos e relutantes em obedecer ao Senhor. Basicamente, nesta passagem e noutras, Deus disse-lhes que deixassem a lealdade dividida e que O servissem de todo coração e toda alma.

Pense nas muitas vezes em que o Senhor perdoou os seus pecados. O que lhe diz isso sobre a graça divina?