17.10.18

“Por aqueles que vierem a crer em Mim”

Terça-feira, 16 de Outubro

Depois de orar pelos Seus discípulos, Jesus ampliou a Sua oração para incluir aqueles que viriam a crer Nele, através da palavra dos discípulos (João 17:20).

4. De acordo com João 17:20-26, qual era o maior desejo de Jesus para os que creriam no evangelho? Porque é importante que esta oração seja cumprida?

Como o Pai e o Filho são um, Jesus orou para que os futuros cristãos também fossem um. Jesus referiu-Se à unidade do Pai e do Filho. Eles nunca agem independentemente um do outro, mas estão sempre unidos em tudo o que fazem (João 5:20-23). Eles partilham amor pela humanidade caída, de tal maneira que o Pai Se dispôs a dar o Seu Filho pelo mundo, e o Filho, a dar a Sua vida por ele também (João 3:16; 10:15).

A unidade à qual Jesus Se referiu nesta oração é uma unidade de amor e propósito, como a que há entre o Pai e o Filho (João 13:35). Manifestar esta unidade em amor confirmaria publicamente tanto o relacionamento dos discípulos com Jesus como com o Pai. “A manifestação da unidade genuína dos discípulos devia apresentar convincente testemunho da verdade do evangelho” (Andreas J. Köstenberger, John, Baker Exegetical Commentary on the New Testament. Grand Rapids: Baker Academic, 2004, p. 498). Assim o mundo saberá que Jesus é o Salvador. Noutras palavras, esta unidade pela qual Jesus orou não é invisível. Como pode o mundo convencer-se da veracidade do evangelho se não vê amor nem unidade entre o povo de Deus?

“Deus está a conduzir um povo para ficar em perfeita unidade sobre a plataforma da verdade eterna [...]. É o desígnio de Deus que o Seu povo chegue todo à unidade da fé. A oração de Cristo pouco antes da Sua crucifixão foi que os Seus discípulos fossem um, assim como Ele era um com o Pai, para que o mundo cresse que o Pai O enviara. Esta tocante e maravilhosa oração vem através dos séculos, até aos nossos dias; pois as Suas palavras foram: ‘E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em Mim’ (João 17:20)”.

“Com que diligência os professos seguidores de Cristo devem buscar responder na sua vida esta oração!” Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 4, p. 17

Como podemos ajudar a igreja a alcançar esta unidade? Porque é crucial “morrer para o próprio eu”, se quisermos que a nossa igreja seja unida como deve ser?