25.10.18

Líderes da igreja e unidade

Quarta-feira, 24 de Outubro

Efésios 4:7 diz que “a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo”. Embora a salvação seja um dom concedido a todas as pessoas, alguns dons espirituais são dados a determinadas pessoas para um propósito especial.

5. De acordo com Efésios 4:11, que dons de liderança concede Deus à igreja?

6. De acordo com Efésios 4:12, qual é o propósito de Deus ao dar à igreja dons especiais de liderança? Como se relacionam estes dons entre si?

Em certo sentido, todos os cristãos são ministros e servos de Deus e do evangelho. A comissão de Cristo, em Mateus 28:19, 20, foi dada a todos os cristãos: vão, façam discípulos de todas as nações, batizem e ensinem. A obra do ministério não foi confiada apenas a alguns privilegiados, como pastores e evangelistas, mas a todos os que levam o nome de Cristo. Ninguém se pode declarar isento da obra de propagação do evangelho, e nenhum líder da igreja pode declarar possuir um ministério exclusivo. Os dons espirituais de liderança são dados especificamente para a edificação da igreja. Os líderes são necessários para nutrir, promover e incentivar a unidade.

A lista de Paulo dos dons de liderança revela que o propósito destas funções também é habilitar o povo de Deus para alcançar os perdidos. É responsabilidade de algunsm chamados especialmente na igreja, ajudar os outros a cumprir o seu ministério e serviço por Cristo e edificar o corpo de Cristo, “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Efésios 4:13). O exemplo de liderança de Jesus deve orientar o nosso ministério. Jesus veio para servir aos outros e não para ser servido (Mateus 20:25-28); devemos fazer o mesmo.

O ser humano tem a forte tendência de ser independente e não prestar contas a ninguém. A sociedade ocidental está especialmente contaminada por esta tendência. Contudo, Paulo lembrou-nos de que nenhum cristão está sozinho neste mundo e que formamos uma comunidade de fé com líderes espirituais para encorajar uns aos outros na nossa jornada em comum. Juntos, somos parte do corpo de Cristo.

Que dons espirituais tem? Estão eles a ser usados para a unidade da sua igreja?