12.10.18

Estudo Adicional - 12.10.18

Sexta-feira, 12 de Outubro

Leia, de Ellen G. White, “O Reino é Rasgado”, p. 41-98, em Profetas e Reis; “Mensagem de Advertência e de Apelo”, p. 166-171, em Atos dos Apóstolos.

“O Senhor deseja que os Seus escolhidos servos aprendam a unir-se num esforço harmônico. Talvez pareça a alguns que o contraste entre os seus dons e os dos seus coobreiros é demasiado grande para permitir que se unam em esforço assim harmônico. Mas, ao lembrarem que há variedade de pessoas a ser atingidas, e que algumas rejeitarão a verdade apresentada por um obreiro, abrindo o coração à verdade de Deus ante o modo diferente de outro, eles hão de se esforçar esperançosamente por trabalhar juntos, em união. Os seus talentos, conquanto diversos, podem-se achar todos sob a direção do mesmo Espírito. Em toda palavra e ação, eles manifestarão bondade e amor; e ao ocupar cada obreiro fielmente o lugar que lhe é designado, a oração de Cristo em favor da unidade de Seus seguidores será atendida, e o mundo conhecerá que esses são Seus discípulos.” Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, p. 483

Perguntas para discussão

1. A questão de fazer o que é reto aos próprios olhos não é novidade. O pós-­modernismo, que se opõe à ideia de qualquer autoridade intelectual ou moral, abre caminho para o tipo de anarquia contra a qual a Bíblia adverte. Como devemos confrontar este desafio?

2. Reflita sobre Roboão e a divisão de Israel (1 Reis 12). Quais são as lições para nós hoje?

3. Estude Provérbios 6:16-19, que fala sobre discórdia. Como evitar a discórdia na igreja?

Resumo: Na Bíblia encontramos situações que levaram à desunião. Quando o povo de Deus viveu em obediência fiel, os perigos da desunião diminuíram grandemente. Exemplos da época dos juízes, bem como do reinado de Roboão, abriram a porta para a divisão. Mesmo nos tempos do Novo Testamento, o potencial de desunião permaneceu. A compreensão apropriada da Palavra de Deus e o esforço santificado para obedecê-la são a melhor proteção contra a desunião e a divisão entre nós.