29.10.18

De Babel ao Pentecostes – Comentário

“É importante notar que só depois de terem os discípulos entrado em união perfeita, quando já não contendiam pelas posições mais elevadas, o Espírito Santo foi derramado. Estavam unânimes. Todas as divergências tinham sido postas de lado. E o testemunho dado a seu respeito depois de derramado o Espírito é o mesmo. Note a expressão: “Era um o coração e a alma da multidão dos que criam” (Atos 4:32). O Espírito Daquele que morreu para que os pecadores vivessem dirigia a inteira congregação de crentes.

Os discípulos não pediram uma bênção para si. Arcavam sob o peso da preocupação pelos perdidos. O evangelho devia ser levado aos confins da Terra, e reclamaram a dotação de poder que Cristo tinha prometido. Foi então derramado o Espírito Santo e milhares se converteram num dia.

O mesmo pode acontecer agora. Que os cristãos ponham de parte toda a dissensão, e se entreguem a Deus para a salvação dos perdidos. Com fé peçam a bênção prometida, e ela virá.” Testemunhos Para a Igreja, v. 8, p. 20, 21

“Deus está disposto a dar-nos uma bênção semelhante, quando a buscarmos com o mesmo fervor.

O Senhor não fechou o reservatório do Céu depois de ter derramado o Seu Espírito sobre os primeiros discípulos. Nós também podemos partilhar da plenitude da Sua bênção. […] Se não temos o Seu poder, é por causa da nossa letargia, indiferença e indolência espirituais. Saiamos desta formalidade e apatia.” Comentários de Ellen G. White, no Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 1.172

“Todos os que professam o nome de Cristo devem aguardar, vigiar e orar com um só coração. Toda a diferença deve ser posta de lado, e a unidade e terno amor de uns para com os outros permear o todo. Então as nossas orações poderão subir juntas ao nosso Pai celestial com fé vigorosa e fervorosa. Poderemos aguardar com paciência e esperança o cumprimento da promessa. …

Deus, porém, sabe como e quando responder à nossa oração. É a nossa parte do trabalho colocar a nós mesmos em associação com o divino canal. Deus é responsável pela Sua parte do trabalho. Ele é fiel ao que prometeu. A grande e importante questão conosco é ser um só coração e uma só mente, colocando de lado toda a inveja e maldade e, como humildes suplicantes, vigiarmos e aguardarmos. Jesus, o nosso Representante e Cabeça, está pronto para fazer por nós o que fez pelos suplicantes e vigilantes no dia de Pentecostes.” História da Redenção, p. 246, 247

“Deus pode soprar nova vida em toda a pessoa que sinceramente desejar servi-Lo, pode tocar os lábios com uma brasa viva do altar e fazer com que se tornem eloquentes para louvá-Lo. Milhares de vozes serão imbuídas com o poder de proclamar as maravilhosas verdades da Palavra de Deus. A língua hesitante será destravada, e os tímidos serão fortalecidos para dar corajoso testemunho da verdade. Que o Senhor ajude os que fazem parte do Seu povo a purificar o templo da alma de toda contaminação e a permanecer em ligação tão íntima com Ele que possam ser participantes da chuva serôdia quando esta for derramada.” Review and Herald, 20/07/1886; Comentários de Ellen G. White, no Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 1.172