10.10.18

A divisão da nação hebraica

Terça-feira, 09 de Outubro

O caminho da apostasia, e as suas consequências desastrosas, não foi percorrido de um dia para o outro. Mas as escolhas e decisões erradas que se acumularam nos longos séculos finalmente acarretaram algumas consequências terríveis para o povo de Deus.

5. Leia a história do rei Roboão em 1 Reis 12:1-16. O que causou esta terrível divisão entre o povo de Deus?

“Tivessem Roboão e os seus inexperientes conselheiros compreendido a vontade divina concernente a Israel, eles teriam dado ouvidos à solicitação do povo por reformas decididas na administração do governo. Mas na hora oportuna que se lhes apresentou na reunião de Siquém, deixaram de raciocinar da causa para o efeito, e assim enfraqueceram para sempre a sua influência sobre grande parte do povo. A sua expressa determinação de perpetuar e acrescentar a opressão introduzida durante o reinado de Salomão estava em direto conflito com o plano de Deus para Israel, e deu ao povo ampla ocasião de duvidar da sinceridade dos seus motivos. Nesta tentativa inepta e insensível de exercer poder, o rei e os seus conselheiros escolhidos revelaram o orgulho da posição e autoridade.” Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 90

6. Porque é necessário ter sabedoria para tomar decisões corretas? Qual é a fonte da verdadeira sabedoria?

Provérbios 4:1-9

Provérbios 9:10

Tiago 1:5

Roboão tomou uma decisão precipitada e imprudente, ao impor mais trabalho ao povo. Esse foi um evento triste. O rei buscou o conselho de dois grupos, mas a sua decisão de seguir o conselho de jovens menos experientes, da sua idade, levou a uma catástrofe no reino que o seu pai, Salomão, e o seu avô, Davi, tinham estabelecido nos últimos 80 anos. O conselho de que o rei devia intimidar a multidão, declarando que era mais severo do que o seu pai, foi um conselho tolo. Os conselheiros acreditavam que compadecer-se das demandas do povo por um trabalho menos rigoroso não era o estilo de liderança que o rei devia adotar. Em vez disso, ele devia, segundo eles, apresentar-se como implacável e cruel. Ele mostrou-se um valentão que não merecia a lealdade do povo. Assim, ocorreu uma divisão que não devia ter existido e que não tinha sido o plano divino.