25.9.21

Prefácio de Deuteronómio

Lição 1, 25 de Setembro a 01 de Outubro


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” 1 João 4:8

LEITURAS DA SEMANA: Isaías 14:12-14; Ezequiel 28:12-17; Génesis 3:1-7; 12:1-3; Atos 7:20-36; Êxodo 19:4-8

O livro de Deuteronómio não surgiu num vácuo. Como tudo na vida, a obra surgiu num contexto que desempenha um papel importante na compreensão do significado e do propósito do livro.

Muitos eventos anteriores explicam as circunstâncias, não somente do livro, mas do mundo e do ambiente que criou o seu cenário. Assim como seria difícil entender a função da escova limpa para-brisas sem a imagem de um carro, não seria fácil entender Deuteronómio, em especial à luz do tema da verdade presente, fora do contexto no qual a obra surgiu.

Alguém leu Guerra e Paz do russo Leo Tolstoy, com cerca de 1.500 páginas, em apenas três dias. Quando lhe perguntaram do que tratava o livro, o leitor respondeu: “É sobre a Rússia”.

O nosso nível de compreensão de Deuteronómio também seria superficial se buscássemos abranger os milhares de anos de história existente antes dele em apenas uma semana de estudo. Mas, ao focar os pontos altos, é possível ver o contexto necessário para melhor compreensão desta obra, que tanto tem a ver com a “verdade presente”.