25.9.21

O Descanso Supremo

Lição 13, 18 a 24 de Setembro


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.” 1 Coríntios 2:9

LEITURAS DA SEMANA: Apocalipse 1:9-19; Mateus 24:4-8, 23-31; Apocalipse 14:6-12; Hebreus 11:13-16; Filipenses 4:4-6

Já se sentiu no meio de uma grande batalha, uma luta entre o bem e o mal? Muitos, mesmo as pessoas seculares, sentem isto. E sentimos-nos assim porque esta luta é real. Estamos numa grande batalha entre o bem e o mal, entre Cristo (o bom) e Satanás (o mau). A vida acontece realmente em dois níveis. O grande conflito entre Cristo e Satanás está a acontecer em escala global – na verdade, até mesmo a nível cósmico, pois tudo começou no Céu (Apocalipse 12:7). No entanto, na confusão dos eventos, podemos facilmente perder a visão geral do plano de fuga de Deus para este mundo. Guerras, agitação política e desastres naturais podem manter-nos num terror desamparado. Mas a orientação profética ajuda-nos a ter em mente o panorama geral do destino para onde estamos a ir e como chegaremos lá.

O grande conflito também ocorre num nível muito mais pessoal. Todos nós, individualmente, enfrentamos desafios de fé na nossa vida cotidiana e, se não vivermos até a segunda vinda de Jesus, também enfrentaremos a morte. Nesta semana, vamos ver como podemos descansar em Jesus diante da agitação global e do nosso futuro desconhecido, pelo menos a curto prazo. A longo prazo, as coisas parecem realmente muito promissoras!

Domingo, 19 de Setembro

Uma Visão Do Fim

O discípulo sobrevivente mais idoso que tinha estado com Jesus estava agora exilado numa rochosa ilha-prisão, longe de tudo o que ele estimava! O que deve ter passado na mente de João enquanto ele se encontrava preso naquela ilha deserta? Como tinha ele ido parar ali? Afinal, ele tinha visto Jesus partir e os dois anjos ali, dizendo: “Homens da Galileia, porque olhais para as alturas? Esse Jesus que foi levado do meio de vós para o Céu virá do modo como O viram subir” (Atos 1:11). Contudo, isto tinha acontecido há muitos anos, e Jesus ainda não tinha regressado. Os outros apóstolos que estiveram presentes naquele dia já tinham morrido, a maioria deles martirizados pelo seu testemunho sobre Jesus. A jovem igreja tinha passado por uma mudança de geração e estava a enfrentar uma terrível perseguição externa e estranhos movimentos heréticos de dentro da igreja. João deve-se ter sentido sozinho, cansado e inquieto. Então ele teve uma visão.

1. Na sua opinião, que conforto obteve João com esta visão? Apocalipse 1:9-19

Jesus tinha dito aos Seus seguidores: “Eis que estou convosco todos os dias até ao fim dos tempos” (Mateus 28:20). Estas palavras devem ter encorajado João ao enfrentar o seu solitário exílio. Esta visão, esta “revelação” de Jesus, deve ter sido um grande conforto para ele, sabendo que Cristo, “o Alfa e o Omega”, o “primeiro e o último”, estava agora a manifestar-Se de maneira especial ao apóstolo exilado.

Os versos seguintes são visões do futuro do mundo. Foi retratado diante dele um incrível panorama da História, basicamente o que, para nós, é a história da igreja, mas, para João, era o futuro da igreja. No entanto, entre as provações e tribulações que viriam, foi mostrado a João como tudo terminaria. “E vi um novo céu e uma nova Terra, pois o primeiro céu e a primeira Terra já passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do Céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva enfeitada para o seu noivo” (Apocalipse 21:1, 2).

A grande visão apocalíptica que João registou no Apocalipse ajudou-o a descansar com confiança nas provisões e promessas de Deus.

Apesar das dificuldades, temos fé ao saber que Deus conhece o futuro e que tudo será melhor?

Segunda-feira, 20 de Setembro

A Contagem Decrescente

No Monte das Oliveiras, Jesus descreveu a História em linhas gerais ao responder às perguntas dos discípulos: “Diz-nos quando estas coisas vão acontecer e que sinal haverá da Tua vinda e do fim dos tempos” (Mateus 24:3). O famoso sermão de Jesus, registado em Mateus 24, abrange a linha do tempo ininterrupta e histórica desde os Seus dias até há Sua segunda vinda e além.

Jesus queria dar ao Seu povo através dos séculos um esboço do cronograma profético do tempo do fim, de modo que as pessoas se preparassem para o evento final. Ele desejava que descansássemos no Seu amor, mesmo quando tudo estivesse a desmoronar.

Os adventistas conhecem bem a descrição de um “tempo de angústia, como nunca houve, desde que existem nações” (Daniel 12:1). Jesus quer que estejamos preparados para este evento, que antecederá a Sua segunda vinda.

2. Como será a vinda de Cristo? Como nos podemos prevenir de ser enganados? Mateus 24:4-8, 23-31

A vinda de Jesus será um evento literal. Considerando o espaço dado na profecia para o Seu retorno, e até mesmo nos sermões de Jesus, este evento é muito importante!

A última vez em que houve um evento mundial culminante, apenas oito pessoas em todo o mundo estavam preparadas para ele. Jesus comparou a imprevisibilidade da segunda vinda àquele evento – o Dilúvio (Mateus 24:37-39). Mas, embora ninguém saiba o dia nem a hora da segunda vinda de Cristo (Mateus 24:36), Deus deu-nos uma contagem decrescente profética, a qual podemos ver no mundo ao nosso redor.

3. Qual é a nossa função neste drama profético? Mateus 24:9-14

No conflito cósmico, somos mais do que espectadores. Devemos participar na pregação do evangelho até aos confins do mundo, o que significa que enfrentaremos perseguição.

O que significa “perseverar até ao fim”? Como podemos fazer isso? Que escolhas precisamos fazer todos os dias para não cair, como muitos fizeram e como muitos farão?

Terça-feira, 21 de Setembro

Ordens Para Marchar

O grande quadro profético da História não nos permite ficar sentados e não fazer nada enquanto os eventos se desenrolam, factos que não controlamos. A nossa atitude pode ser: “Bem, os eventos finais acontecerão conforme o previsto, então o que podemos fazer a esse respeito, senão aceitá-los simplesmente e seguir com a nossa vida? Afinal, o que posso fazer sozinho?” Mas não é assim que os cristãos se devem relacionar com o mundo e, especialmente, com os eventos finais. Apocalipse 14 revela que o nosso propósito neste momento da história é falar aos outros sobre o juízo de Deus e ajudá-los a se prepararem para a volta de Jesus.

4. O que é ensinado em Apocalipse 14:6-12 e o que devemos proclamar ao mundo? Porque é esta mensagem tão urgente?

A “verdade presente” (2 Pedro 1:12) encontra-se nestes versos (Apocalipse 14:6-12), “as três mensagens angélicas”, onde encontramos a essência do nosso chamado neste tempo.

O texto começa com o “evangelho eterno”, a notícia da morte e ressurreição de Cristo, sobre a qual está a esperança de salvação. Há também a mensagem de que “é chegada a hora em que Ele vai julgar” (Apocalipse 14:7), um marco que aponta para o fim dos tempos. Em seguida, há o chamado para adorar Aquele “que fez o céu, a Terra, o mar e as fontes das águas”, em contraste com a terrível advertência sobre os que, permanecendo em Babilónia, adoram “a besta e a sua imagem”. Finalmente, é descrito o povo de Deus do tempo do fim: “aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus”.

5. O que aprendemos sobre a falta de descanso dos adoradores da besta? Apocalipse 14:11

Não haverá descanso, nem de dia nem de noite, para os que adoram a besta e a sua imagem. Embora existam várias ideias sobre o que isso significa, todos concordam que estas pessoas não experimentarão o tipo de descanso oferecido por Deus aos fiéis.

Porque é que a primeira mensagem trata do “evangelho eterno”? É importante manter esta verdade diante de nós, ao pregarmos estas mensagens? Qual é a relação do evangelho com o descanso?

Quarta-feira, 22 de Setembro

Descanse Em Paz

Os cristãos aguardam a volta de Cristo há muitos séculos,. Ela é a culminação das nossas esperanças, e não apenas das nossas, mas das esperanças dos fiéis ao longo da História.

6. Qual é a grande promessa em Hebreus 11:13-16, não apenas para as pessoas da antiguidade, mas também para nós?

Estes versos não teriam sentido se a versão popular da morte fosse verdadeira. Do que trata esta passagem bíblica ao dizer que estas pessoas “não obtiveram as promessas”? De modo errado, muitos pensam que, após a morte, os fiéis estão supostamente no Céu com Jesus, a desfrutar da recompensa. Por exemplo, depois da morte de Billy Graham, repetidamente ouvimos que ele agora estava no Céu com Jesus.

Há uma ironia nesta visão, porque muitas vezes, quando alguém morre, ouvimos: “Que descanse em paz”. Mas o que está a acontecer? As pessoas estão a descansar em paz ou estão no Céu a fazer o que deviam fazer lá (talvez observar a vida aqui na Terra)?

7. Como é que Jesus descreveu a morte? João 11:11

A ideia do descanso “em paz” é a verdade sobre o que acontece na morte, não é? Os mortos estão em repouso. “Para aquele que crê, a morte é de pouca importância. Cristo fala dela como possuindo pouco valor. ‘Se alguém guardar a Minha palavra, nunca verá a morte’, ‘nunca provará a morte’ (João 8:51, 52). Para o cristão, a morte é apenas um sono, um período de silêncio e escuridão. A vida está escondida com Cristo em Deus, e ‘quando Cristo, que é a nossa vida, Se manifestar, então, vós também sereis manifestados com Ele, em glória’” (Colossenses 3:4; O Desejado de Todas as Nações, p. 787).

Jesus comparou a condição da pessoa entre a morte e a manhã da ressurreição com um sono inconsciente (João 11:11, 14), mas também enfatizou que os salvos e os perdidos receberão a sua recompensa após a ressurreição (João 5:28, 29). Ele destacou a necessidade de estarmos preparados para a morte.

Que conforto obtemos ao saber que os nossos queridos falecidos estão a descansar?

Quinta-feira, 23 de Setembro

Alegrem-se Sempre No Senhor

Entre os recursos mais usados nos smartphones estão as aplicações de mapas. Os métodos utilizados antes dos mapas com base no sistema de GPS ficaram para trás. Atualmente já não ficamos nervosos quando vamos a um lugar desconhecido, pois, com as aplicações de mapas no telemóvel, podemos aventurar-nos com segurança e encontrar o caminho em qualquer cidade estrangeira. Esta confiança ilustra o descanso que Deus nos deseja dar com o Seu cronograma profético. Contudo, podemos colocar o endereço errado na aplicação, ou decidir não seguir as instruções porque achamos que conhecemos um atalho. Nestes casos, podemos ir a lugares em que não gostaríamos de estar e, definitivamente, não estaremos com o espírito tranquilo.

8. Como podemos obter paz e descanso neste mundo atormentado e doloroso? Filipenses 4:4-6

Paulo não disse para nos alegrarmos, sempre, em todas as provações. Ele disse: “Alegrem-se sempre no Senhor”. Não importa a nossa situação actual nem as provações que enfrentamos, se meditarmos demoradamente em Deus, na Sua bondade, no Seu amor e no Seu sacrifício na cruz por nós, podemos alegrar-nos Nele e ter paz no nosso cansado coração.

O próprio “tom” do texto sugere descanso, paz e uma esperança que transcende as coisas deste mundo.

Imagine o descanso que teríamos no coração se não nos preocupássemos com “coisa alguma”. Isto não parece algo realista neste mundo, mas saber que um Deus amoroso está, no final das contas, no controlo e que Ele nos salvará para o Seu reino, certamente nos ajuda a colocar as nossas preocupações na perspectiva adequada.

“Perto está o Senhor”. Ou seja, Ele está sempre próximo de nós, e assim que fecharmos os olhos e descansarmos no sono da morte, a próxima coisa que veremos será a volta de Cristo.

A vida é cheia de tensões, provações e lutas. Ninguém escapa destas coisas; certamente o apóstolo Paulo também não escapou (veja 2 Coríntios 11). No entanto, o objectivo do apóstolo é dizer-nos que, mesmo com tudo o que suportamos hoje, podemos alegrar-nos com o que recebemos em Cristo e encontrar realmente descanso para o nosso coração hoje.

Leia Filipenses 4:4-6. Como pode aplicar estas palavras maravilhosas à sua experiência, nas provações e tribulações que estiver a enfrentar?

Sexta-feira, 24 de Setembro

Estudo Adicional

“Desejamos respostas imediatas e directas às nossas orações, e somos tentados a ficar desanimados quando a resposta é adiada ou vem da maneira que não esperávamos. Mas Deus é demasiadamente sábio e bom para atender às nossas petições sempre justamente no tempo e do modo que desejamos. Ele fará mais e melhor por nós do que realizar sempre os nossos desejos. E, como podemos confiar na Sua sabedoria e no Seu amor, não devemos pedir que nos conceda a nossa vontade, mas buscar identificar-nos com o Seu desígnio, e cumpri-lo. Os nossos desejos e interesses devem-se fundir com a Sua vontade.” Obreiros Evangélicos, p. 219

“Dentro de pouco tempo Jesus virá para salvar os Seus filhos e dar-lhes o toque final da imortalidade [...]. As sepulturas se abrirão, e os mortos sairão vitoriosos, clamando: ‘Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?’ (v. 55). Os nossos queridos, que dormem em Jesus, sairão revestidos da imortalidade.” Conselhos Sobre Mordomia, p. 350

Perguntas para consideração:

1. Como vê o grande conflito no mundo? E na sua vida? Ele é real? É mais real do que muitos pensam, pois não crêem num diabo literal. Entender o grande conflito é importante para compreender o estado do nosso mundo? É reconfortante saber que o conflito terminará?

2. As profecias podem ser uma distração se tentarmos ir além do que está revelado. Muitas vezes os cristãos fizeram previsões sobre eventos que acabaram não ocorrendo ou acreditaram em previsões que não se cumpriram. Como nos podemos proteger desta armadilha?

3. Os adoradores da besta não terão descanso. O que significa isto? (Apocalipse 14:9-11).

4. Temos alguma função em relação ao tempo do retorno de Cristo? Seja qual for a nossa opinião sobre este assunto, porque ainda é muito importante que participemos activamente na propagação da mensagem do retorno de Cristo ao mundo?