9.9.21

Conquistando Uma Cidade Celestial

Quinta-feira, 09 de Setembro


O desenvolvimento lógico das principais ideias de Hebreus 4 torna-se evidente em Hebreus 4:8-11. Josué não deu descanso a Israel. Portanto, visto que Deus não é mentiroso, havia outro “descanso” que restava ao povo de Deus. Aquele grupo não era composto exclusivamente de cristãos judeus, mas incluía todos os que tinham aceitado Jesus como Salvador pessoal.

7. Leia Gálatas 3:26-29 e observe as características do povo da aliança após a cruz. Não há judeu nem grego, nem escravo nem homem livre, nem homem nem mulher. O que significa isto no contexto em que Paulo escreveu?

Hebreus 4 tem sido usado para enfatizar a observância do sétimo dia, o Sábado, enquanto outros o têm usado para contestar a validade deste descanso sabático, à luz do facto de que há outro descanso (do tempo do fim). Nenhuma das posições reflecte bem o texto bíblico. Em vez disso, o texto sugere que o foco do tempo do fim no descanso especial de Deus está presente desde a criação e que a celebração do descanso sabático oferece uma pequena amostra semanal deste descanso do tempo do fim. Na verdade, para os judeus, o Sábado é entendido como um pequeno precursor do ‘olam haba’ (“o mundo vindouro”).

O descanso sabático que permanece para o povo de Deus, ecoando o Seu descanso no primeiro Sábado da história da Terra, significa que podemos cessar as nossas próprias obras e confiar Nele para cumprir a Sua promessa de salvação por nós.

Ao contrário dos argumentos de alguns intérpretes, o contexto não apoia a insinuação de que o mandamento do Sábado foi cumprido no descanso da salvação trazida por Cristo, tornando desnecessário aos cristãos obedecer-lhe. O descanso supremo prometido mediante o que Cristo fez por nós não substitui o Sábado bíblico. Pelo contrário, ele intensifica-o.

Neste mundo, que valoriza muito as pessoas empreendedoras que vencem por si mesmas e o trabalho árduo, descansar em Jesus e crer que a Sua graça é suficiente para nos salvar e nos transformar é algo verdadeiramente contracultural.

Como pode ajudar outras pessoas a encontrar descanso em Jesus, se elas pensam que os seus pecados foram graves demais, que o seu coração não pode ser mudado e que o caso delas é realmente sem esperança? Que referências bíblicas partilharia com elas?