12.9.21

Fugindo

Domingo, 12 de Setembro


Jonas foi um missionário bem-sucedido, mas relutante, pelo menos no início. O chamado de Deus afectou a sua vida de modo significativo. Em vez de colocar o jugo de Deus sobre os ombros e descobrir que o Seu jugo é suave e que o Seu fardo é leve (Mateus 11:30), Jonas decidiu encontrar o seu próprio “descanso”, ao ir na direcção oposta à que Deus o estava a chamar.

1. Onde esperava Jonas encontrar paz e descanso do chamado de Deus? Correu bem para ele? Leia Jonas 1.

Jonas partiu na direção oposta à que Deus o tinha chamado. Ele nem sequer parou para argumentar com Deus, como fizeram outros profetas da Bíblia quando foram chamados para ser mensageiros do Senhor (veja, por exemplo, Êxodo 4:13).

Curiosamente, esta não foi a primeira vez que Jonas tinha sido chamado para falar em nome de Deus, como é sugerido em 2 Reis 14:25. Na ocasião descrita em Reis, porém, Jonas fez o que o Senhor lhe tinha pedido. Contudo, desta vez não. Porquê?

Registos históricos e arqueológicos documentam a crueldade dos senhores neo-assírios que dominaram o antigo Próximo Oriente no 8º século A.C., época em que Jonas ministrou em Israel. Cerca de 75 anos depois, Senaqueribe atacou Judá. Israel e Samaria tinham caído vinte anos antes, e o rei Ezequias aparentemente tinha.se juntado a uma coalizão local antiassíria.

Tinha chegado a hora dos assírios acertarem as contas. A Bíblia (2 Reis 18; Isaías 36), documentos da Assíria e os relevos das paredes do palácio de Senaqueribe em Nínive contam a história cruel da queda de Laquis, uma das mais importantes fortalezas na fronteira sul de Ezequias. Numa das inscrições, Senaqueribe dizia ter feito mais de duzentos mil prisioneiros de 46 cidades fortificadas que ele alegava ter destruído. Quando o rei assírio tomou Laquis, centenas ou milhares de prisioneiros foram empalados; os partidários radicais de Ezequias foram esfolados vivos, e o restante foi enviado à Assíria como mão de obra escrava.

Os assírios eram cruéis. E Deus enviou Jonas para o centro daquele império?

É de admirar que Jonas não quisesse ir?

Já fugiu de Deus? A fuga correu bem? O que aprendeu com este erro?