27.9.21

A Queda e o Dilúvio

Segunda-feira, 27 de Setembro


Os estudantes costumam ouvir a história de uma maçã que caiu na cabeça de Isaac Newton, e que assim descobriu a lei da gravidade. Se isto aconteceu mesmo, não importa; a questão é que a grande percepção de Newton (ele não descobriu a gravidade; qualquer um que já tivesse caído conhecia este fenómeno) foi entender que a mesma força que fez cair a maçã (gravidade) também mantém a lua em órbita ao redor da Terra, a Terra em órbita ao redor do Sol e assim por diante.

Isto foi importante porque, durante milénios, muitos acreditavam que as leis que governavam os céus fossem diferentes das que governavam a Terra. Newton mostrou que isto estava errado. E, embora a sua contribuição tenha sido na área da lei natural, o mesmo princípio aplica-se à lei moral. A mesma liberdade, inerente ao amor, que levou à queda de Lúcifer no Céu levou à queda da humanidade na Terra.

2. Leia Génesis 2:16, 17 e 3:1-7. Como é que estes versos sobre seres perfeitos, num ambiente perfeito, criado pelo Deus perfeito, também revelam a poderosa verdade sobre a liberdade inerente ao amor?

Depois da queda, as coisas foram de mal a pior, até ao ponto em que o Senhor concluiu sobre as pessoas “que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente” (Génesis 6:5). E, se os seus pensamentos eram maus, assuas acções também o eram, até que o Senhor destruiu o mundo inteiro com um dilúvio, dando à humanidade uma oportunidade de recomeçar, numa espécie de segunda criação. No entanto, como mostra a história da torre de Babel (Génesis 11:1-9), a humanidade ainda parecia decidida a desafiar Deus. “Quando a torre se completara parcialmente, parte dela foi ocupada como habitação de seus construtores; outros compartimentos, esplendidamente aparelhados e ornamentados, eram dedicados a seus ídolos. O povo regozijava-se com o seu êxito, e louvava os deuses de prata e ouro, e colocavam-se em oposição ao Governador do Céu e da Terra” (Patriarcas e Profetas, p. 77). Além de confundir a sua linguagem, Deus espalhou a humanidade caída pela face da Terra.

Considere os seus pensamentos ao longo do dia. O que dizem eles sobre o estado do seu coração?