Domingo, 26 de Setembro
Em 1 João 4:8 está escrito: “Deus é amor”. Por mais simples que sejam estas três palavras (quatro em grego), a ideia atrás delas é tão profunda, que mal podemos compreender as suas implicações. Elas não dizem que Deus ama, nem que Deus revela amor, ou que o Senhor é uma manifestação do amor, mas que Ele é amor, como se o amor fosse a essência da identidade divina. Como seres humanos caídos, não somos capazes de entender totalmente o que a expressão “Deus é amor” significa.
Contudo, entendemos o suficiente para saber que é uma notícia muito boa. Se, em vez de “Deus é amor”, fosse “Deus é ódio”, “Deus é vingativo” ou “Deus é indiferente”, podia ser algo preocupante.
A verdade de que “Deus é amor” ajuda-nos a entender melhor a ideia de que o governo divino reflecte este amor em toda a Sua criação. O amor permeia o cosmos, talvez até mais do que a gravidade. Deus ama-nos; e devemos retribuir este amor (ver Deuteronómio 6:5; Marcos 12:30).
Porém, o amor deve ser doado. Deus não o pode forçar. Portanto, quando criou seres inteligentes e racionais no Céu e na Terra com a capacidade de amar, sempre existiu o risco de que eles não Lhe correspondessem. Alguns não o fizeram e, como resultado, teve origem o que conhecemos como o grande conflito.
1. Porque é que os textos a seguir só têm sentido no contexto da liberdade e do risco que envolve o amor? Isaías 14:12-14; Ezequiel 28:12-17; Apocalipse 12:7
Ezequiel 28:15 mostra que, embora o anjo Lúcifer fosse um ser perfeito, criado pelo Deus perfeito, encontrou-se iniquidade nele. Criado com a capacidade de amar, ele tinha verdadeira liberdade moral e, apesar de tudo o que tinha recebido (ele “cobria-se com todas as pedras preciosas”), o anjo rebelde queria mais. Uma coisa levou a outra até que houve “guerra no Céu”.
Há lugares em que se podem comprar cães-robôs, que obedecem aos comandos, nunca sujam o tapete, nem roem os móveis. Porém, teria um relacionamento significativo com este “cão”? Como é que a sua resposta ajuda a entender o porque de ter Deus criado seres que pudessem amá-Lo em resposta ao Seu amor?