Domingo, 13 de Dezembro
Já se perguntou porque é que Deus escolheu apresentar-nos dois relatos harmoniosos da criação nos dois primeiros capítulos da Bíblia? Génesis 1 relata a semana da criação e a maravilha da Terra, à medida que ela recebia forma e vida, culminando na criação do homem e da mulher no sexto dia. Génesis 2 fala da mesma história, mas de uma perspectiva diferente, com um foco especial no sexto dia. Adão está no centro do relato, e é tudo descrito como se estivesse ali para ele e para a mulher: o jardim, os rios, os animais e, evidentemente, a mulher.
A criação é muito profunda para um único relato. Primeiro, aprendemos sobre o poderoso e artístico Criador que tem uma inclinação para a beleza perfeita. Depois encontramos o Deus dos relacionamentos, que deseja que os seres humanos amem e cuidem uns dos outros e do resto da criação.
1. Leia Génesis 1 e 2. Como se relaciona o primeiro Sábado (Génesis 2:1-3) ao primeiro e ao segundo relato da criação? O que significa a bênção de Deus para o Sábado e a santificação deste dia?
Imagine que seja Adão ou Eva naquele primeiro Sábado. É o seu primeiro dia de vida, o seu primeiro dia com seu cônjuge e o seu primeiro dia com Deus. Um dia de muita aprendizagem! Começa a aprender sobre o Deus que criou tanta beleza. Fica maravilhado ao ver um elefante e depois uma rã – cada um deles é uma criatura singular. Sorri ao ver as travessuras da girafa ou do búfalo. Fica em silêncio, maravilhado com as muitas cores e formas, extasiado pela sinfonia dos sons; sente uma grande satisfação com a variedade de delícias do paladar e dos aromas e gosta de explorar as diferentes texturas. Acima de tudo, começa a aprender sobre relacionamentos: responsabilidade, cuidado, amor. Experimenta tudo isto com o seu Criador e começa a praticar estas coisas com o resto das criaturas.
O primeiro Sábado não poderia ter sido uma experiência passiva, mas uma oportunidade de se concentrar no Criador e na criação. Era tempo de se surpreender.
Liste as oportunidades de aprendizagem que Adão e Eva tiveram no primeiro Sábado. Elas seriam relevantes hoje, mesmo que de forma diferente, e poderiam enriquecer os seus Sábados?