16.12.20

Tempo Para Encontrar O Equilíbrio

Quarta-feira, 16 de Dezembro


Jesus respeitou e confirmou a Lei de Deus (Mateus 5:17, 18).Mas, Ele também Se opôs à liderança religiosa em relação à interpretação da Lei. Nenhuma das Suas atitudes foi mais ameaçadora para as autoridades da época do que as escolhas que Ele fez acerca da guarda do Sábado. As sinagogas não deixavam de fazer do Sábado uma oportunidade de educação – a Torá era lida e interpretada sem falta. Os escribas e fariseus conheciam a letra da Lei. Mas, sobre o dia de Sábado, Jesus foi muito além na educação dos Seus seguidores.

4. Leia Mateus 12:1-13 e Lucas 13:10-17. O que ensinou Jesus às pessoas do Seu tempo, e a nós hoje, com estes eventos?

As controvérsias acerca da cura feita por Jesus no Sábado levam a importantes debates espirituais sobre a natureza do pecado, a razão para o Sábado, o relacionamento entre Jesus e o Pai e a natureza da autoridade do Salvador.

A atitude de Cristo em relação ao Sábado está bem resumida no verso áureo desta semana: Ele disse: “O Sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado” (Marcos 2:27, 28). Ele queria enfatizar que o Sábado não deveria ser um fardo, mas foi “estabelecido” (criado) como uma oportunidade singular para que as pessoas aprendessem sobre o carácter do Deus que fez o Sábado e aprendessem experimentalmente, valorizando a Sua criação.

Ao levantar questões através das Suas ações, Jesus impulsionou os Seus discípulos, os líderes judeus e as multidões a reflectir mais profundamente sobre as Escrituras e sobre o significado da sua fé e do seu Deus. É muito fácil ficarmos envolvidos com regras e regulamentos que não são propriamente maus, mas que se tornam um fim em si mesmos, em vez de meios para um fim – e este fim deve ser um conhecimento do carácter do Deus a quem servimos. E isto leva então à nossa obediência fiel a Ele, fundamentada na nossa confiança nos méritos da justiça de Cristo por nós.

Como guarda o Sábado? Será que o transformou simplesmente num dia de “não faças isto nem aquilo”, em vez de fazer dele um tempo para descansar realmente no Senhor e conhecê-Lo melhor? Como podemos aproveitar mais o Sábado de acordo com a vontade de Deus?