30.12.20

Comer ou Ser Devorado (Isaías 1:19-31)

Quarta-feira, 30 de Dezembro


8. Qual é o tema de Isaías 1:19-31 e que é visto em toda a Bíblia?

Observe a estrutura lógica em Isaías 1:19, 20: Se o povo escolhesse obedecer a Deus, comeria “o melhor desta terra” (Isaías 1:19). Por outro lado, se recusasse a Sua oferta de perdão e restauração e se rebelasse contra Ele, seria devorado “pela espada” (Isaías 1:20). A escolha era deles. Estes versos, portanto, contêm bênção e maldição condicionais.

Isaías 1 reiterou e aplicou as palavras de Moisés, registadas quando a aliança com Israel tinha sido estabelecida: “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição” (Deuteronómio 30:19, 20).

9. Examine estas palavras de Moisés. Observe que não há meio-termo. É vida ou morte, bênção ou maldição. Porque existe apenas uma das duas opções? Porque não pode haver transigência?

Estas palavras de Moisés resumem a sequência de advertências, bênçãos e maldições que concluem o estabelecimento da aliança em Deuteronómio 27-30 (compare com Levítico 26). Os elementos desta aliança incluem (1) recapitulação do que Deus tinha feito por eles; (2) condições / estipulações (mandamentos) a ser observadas para que a aliança fosse mantida; (3) referência a testemunhas; e (4) bênçãos e maldições para advertir o povo do que aconteceria caso eles violassem as condições da aliança.

Os estudiosos descobriram que estes elementos aparecem na mesma ordem nos tratados políticos que envolviam povos não israelitas, como os hititas. Portanto, para estabelecer a Sua aliança com os israelitas, Deus usou um meio para que eles entendessem. Ele queria que ficassem gravadas na sua mente, com a maior força possível, a natureza e as consequências do relacionamento que os obrigava mutuamente, no qual eles estavam a escolher entrar. Os benefícios da aliança eram surpreendentes, mas, se Israel quebrasse o acordo, estaria em pior situação do que nunca.

Como tem vivido o princípio de bênçãos e maldições na sua vida cristã?