15.12.20

Tempo de Redescoberta

Segunda-feira, 14 de Dezembro


Quando Deus pediu a Moisés que tirasse os israelitas do Egito, ficou claro que a multidão tinha perdido a noção de que eram filhos de Deus. Eles precisavam redescobrir quem era o Deus que lhes pedia adoração e lhes dava tantas promessas de um futuro maravilhoso. O Sábado foi uma experiência essencial de aprendizagem na jornada de redescoberta. Ele também se tornou um sinal claro às nações da relação especial entre Deus e os israelitas. A experiência do maná simboliza perfeitamente a maneira como Deus educa o Seu povo.

2. Em Êxodo 16:14-29, que lições deviam os israelitas aprender?

Deus providenciou o milagre do maná para os israelitas, dando-lhes o alimento suficiente para cada dia. Se Ele lhes desse mais do que aquela quantidade, eles poderiam esquecer quem era o seu Provedor. Portanto, todos os dias Ele fazia um milagre por aquele povo, e ele via o cuidado de Deus. Contudo, a situação era diferente no Sábado, assim como esse dia deveria ser especial. Naquela ocasião, eram feitos dois milagres: eles recebiam o alimento dobrado na sexta-feira, e ele não estragava da noite para o dia. Isso permitia que o Sábado fosse reservado para que os israelitas se maravilhassem com o Deus que era o seu Libertador e redescobrissem o que significava ser o povo de Deus.

Os israelitas deviam comer este maná 40 anos (Êxodo 16:35). Deus também instruiu Moisés a guardar um jarro do maná para lembrar os israelitas de como Ele os tinha alimentado no deserto (Êxodo 16:32, 33). O maná seria também um lembrete da experiência especial do dia de Sábado. Há também outras ocasiões em que Deus deixou claro aos israelitas que o Sábado é especial.

O Sábado foi um meio pelo qual Deus ajudou os israelitas a redescobrir a sua identidade e o seu Deus. O Senhor ordenou-lhes que obedecessem e santificassem o Sábado, mas isto aconteceu no contexto do desenvolvimento de uma compreensão mais profunda do carácter do seu Criador e de um relacionamento duradouro com base nas promessas da aliança.

Imagine que esteja a conversar com um adolescente que acha o Sábado “aborrecido”. Ele guarda o Sábado apenas porque a Bíblia e os seus pais o mandam fazer. Como pode ajudá-lo a redescobrir o Sábado como uma experiência positiva de aprendizagem?