Quarta-feira, 02 de Dezembro
6. De acordo com Provérbios 1, qual é a essência da verdadeira educação cristã?
A Bíblia faz uma comparação constante entre tolice e sabedoria. O livro de Provérbios faz bem em nos lembrar dos perigos do comportamento imprudente e de mantermos a companhia de pessoas tolas. A distinção é clara: Deus deseja que o Seu povo busque a sabedoria, a acumule e a tenha em abundância.
Os estudantes de artes e ciências utilizam os seus talentos para adquirir conhecimento e buscar a excelência nos seus estudos. Os professores destas disciplinas fazem o mesmo. Somos capazes de uma genialidade artística e de empreender avanços científicos por causa do conhecimento e da habilidade.
No entanto, de uma perspectiva cristã, o que significa realmente ter um conhecimento de artes e ciências, se esse conhecimento não envolve saber a diferença entre o certo e o errado, o bem e o mal, a verdade e o erro? Tudo que precisamos fazer, por exemplo, é ler um pouco sobre a vida de alguns dos maiores artistas do mundo para perceber que ter habilidades e talentos maravilhosos não equivale a uma vida virtuosa e justa. Pode-se argumentar, também, que grandes cientistas envolvidos na criação de armas biológicas ou químicas de destruição em massa podem ser altamente instruídos e talentosos, mas quais são os frutos de sua obra? Como afirmamos anteriormente, o conhecimento, por si só, não é necessariamente uma coisa boa.
7. De acordo com Provérbios 1:7, qual é o segredo da verdadeira educação cristã?
Um vencedor do Prémio Nobel, um ateu, que estuda o Universo e as forças físicas por detrás dele, escreveu: “Quanto mais o Universo parece compreensível, mais ele parece não ter sentido”. Como pode o conhecimento, por si só, não ser apenas sem sentido, mas ainda pior, levar a um erro grosseiro?