27.12.20

Crise de Identidade

Lição 1, 26 de Dezembro a 01 de Janeiro


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Vinde, então, e argui-me, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” Isaías 1:18

LEITURAS DA SEMANA: Isaías 1; 5:1-7

Perdido na terra do esquecimento. Se conduzir pela Irlanda, ao longo de uma estrada secundaria estreita, ladeada por sebes vivas, é possível que encontre a estrada bloqueada por uma manada de vacas a voltar para casa depois de uma saborosa refeição. Mesmo que nenhum pastor as esteja a acompanhar, elas voltam para o curral dos seus donos, pois conhecem o lugar a que pertencem e a quem pertencem.

Se um rapazinho numa loja se separa da sua mãe e grita: “Perdi-me da minha mãe!”, ele pode não saber exatamente onde está nem onde está a sua mãe, mas, entre uma multidão de mães a andar pela loja, ele conhece a única que é a sua mãe.

Infelizmente, ao contrário das vacas irlandesas e do rapazinho perdido, os judeus esqueceram-se de que pertenciam ao Senhor, o seu Pai celestial, e, assim, perderam a sua verdadeira identidade como povo da aliança. “Criei filhos e exalcei-os, mas eles prevaricaram contra mim. O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, a manjedoura do seu dono, mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.” (Isaías 1:2, 3).

Nesta semana, vamos examinar a obra de Deus para restaurar o Seu povo.