Domingo, 06 de Dezembro
“Já tenho conhecido que não há coisa melhor para eles do que se alegrarem e fazerem bem na sua vida; e também que todo homem coma e beba e goze do bem de todo o seu trabalho. Isso é um dom de Deus.” Eclesiastes 3:12,13
A palavra “trabalho” tem muitos significados. Trabalhamos por necessidade para pôr comida na mesa, pagar as contas e poupar um pouco para os tempos difíceis. Perder o emprego geralmente é pior do que aguentar um trabalho mau.
O trabalho pode dar senso de valor à pessoa. Ele é uma forma comum de responder à pergunta “O que faz?” ou “O que é?”. A maioria dos reformados continua a trabalhar em período parcial, desde que eles sejam capazes, seja pela remuneração ou como voluntários. Um emprego confere-nos uma razão para levantar de manhã. Dê um emprego a um adolescente, e ele será um candidato a menos à delinquência.
1. Qual é o contexto de Génesis 3:19 e o que revela isto sobre outro aspecto do trabalho, pelo menos para alguns?
De repente, o trabalho dado antes da queda muda depois deste evento. Neste texto, há uma referência a outro aspecto do trabalho. Para algumas pessoas, o trabalho significa apenas a enfadonha labuta diária, que terminará com a morte. Elas trabalham em empregos que desprezam, na esperança de se reformarem enquanto ainda têm saúde. Para outras, o trabalho pode até dominar a vida, tornando-se o centro da sua existência, até a fonte abrangente da identidade pessoal. Longe do trabalho, estas pessoas sentem-se deprimidas ou desorientadas, sem saber o que fazer ou para onde ir. Na reforma, elas podem desmoronar física e psicologicamente, e geralmente morrem prematuramente.
Os cristãos precisam aprender a trabalhar da maneira que Deus deseja. O trabalho é mais do que uma necessidade económica. O homem é mais do que um empregado. Compreendido da maneira correcta, o trabalho de alguém pode ser uma possibilidade de ministério, uma expressão do seu relacionamento com o Senhor. Parte da tarefa de um professor é ajudar os alunos a encontrar um trabalho em que as suas habilidades e interesses dados por Deus coincidam com as necessidades do mundo.
O que está a fazer com a sua vida? Glorifica a Deus com o seu trabalho?