14.10.19

O Chamado de Deus

Lição 03 - 12 a 19 de Outubro 2019


VERSO PARA MEMORIZAR: “Bendito seja o Senhor, Deus dos nossos pais, que deste modo moveu o coração do rei para ornar a Casa do Senhor, a qual está em Jerusalém.” Esdras 7:27 

LEITURAS DA SEMANA: Esdras 7:10; Neemias 1:1-11; Daniel 8; 9:24-27; Romanos 8:28, 29; 9; Êxodo 3; 4 

SÁBADO A TARDE - 12 DE OUTUBRO 2019 – INTRODUÇÃO 

Deus chama cada pessoa para uma obra específica? Existem critérios que tornam alguém mais qualificado do que outros para ­a realizar? A perspectiva humana é diferente da perspectiva divina ao estabelecer estes critérios? A maioria das pessoas provavelmente responderia que sim, principalmente às duas últimas perguntas. Há momentos em que Deus nos capacita para realizar uma tarefa específica através da educação ou das experiências; outras vezes, Ele escolhe-nos para o serviço simplesmente porque somos dispostos e humildes. Nem sempre é fácil saber qual é o chamado de Deus para a nossa vida. No entanto, a Bíblia está repleta de histórias de pessoas que Deus escolheu para realizar tarefas específicas. 

Curiosamente, Esdras e Neemias foram chamados por Deus para uma tarefa: reconstruir o que estava em ruínas. Entretanto, a reconstrução neste caso envolvia vários trabalhos. Eles deviam levar o povo de Israel para Jerusalém e reconstruir o templo e a cidade. Ao mesmo tempo, eles deviam ensinar o povo sobre Deus e, acima de tudo, guiá-lo para um relacionamento de compromisso com Ele. Realmente este foi um importante chamado de Deus!