6.10.19

Neemias

Lição 2, 05 a 11 de Outubro 


Sábado à tarde 

VERSO PARA MEMORIZAR: “Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos Céus. E disse: ah! Senhor, Deus dos Céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que Te amam e guardam os Teus mandamentos!” Neemias 1:4, 5 

LEITURAS DA SEMANA: Neemias 1; 2; Deuteronómio 7:9; Salmos 23:1-6; Números 23:19 

Até então, dois grupos de cativos tinham voltado a Judá como cumprimento, pelo menos parcial, das promessas de Deus à nação hebraica. 

Porém, Deus estava a preparar mais um grupo de exilados para voltar. O último grupo de cativos foi incumbido de resolver um problema. Embora os dois primeiros grupos tivessem voltado para reconstruir a cidade de Jerusalém e tivessem completado parte desse projeto ao terminar o templo, o resto da construção foi sendo abandonado à medida que surgia a oposição das nações vizinhas. Os povos circunvizinhos não queriam que os israelitas construíssem a cidade e os seus muros porque temiam que eles se tornassem uma nação poderosa como tinham sido anteriormente (Esdras 4:6-24). Portanto, o regresso dos israelitas parecia ser uma ameaça que eles estavam determinados a deter. Mas Deus não chamou o Seu povo para o abandonar no meio da tarefa que Ele o tinha chamado a realizar. 

Por isso, Ele estava a preparar outro homem para fazer a Sua vontade e cumprir os Seus propósitos, e o nome dele era Neemias. Agora vamos voltar a nossa atenção para ele e para a obra que fez com o auxílio do Senhor.