6.10.19

Neemias Recebe Más Notícias

Domingo, 06 de Outubro 

O livro de Neemias começa de modo semelhante ao livro de Daniel (leia Daniel 1:1, 2), isto é, com más notícias. Muitos tinham voltado à sua terra de origem, mas as coisas ali não lhes estavam a correr muito bem. 

1. Leia Neemias 1:1-4. Porque ficou o servo de Deus tão angustiado? Qual foi a sua resposta às más notícias recebidas? 

Alguns judeus levados cativos anos antes tinham sido enviados a Susã, um dos quatro centros administrativos do Império Persa, onde Neemias servia no palácio real como copeiro. O termo usado para a expressão “Hanani, um dos meus irmãos” possivelmente indique um irmão de sangue, pois em Neemias 7:2 há uma referência semelhante a Hanani, de modo bem familiar. No entanto, esta expressão também pode ser aplicada a um conterrâneo israelita apenas. A conversa com Hanani terá provavelmente ocorrido entre meados de novembro e meados de dezembro de 445 a.C., cerca de 13 anos depois do retorno de Esdras a Jerusalém. Hanani relatou que a situação em Jerusalém estava terrível. O povo não tinha conseguido reconstruir Jerusalém, e o inimigo tinha destruído os muros da cidade, deixando-a indefesa e desolada. 

Neemias tinha ouvido rumores de que os samaritanos tinham destruído os muros da cidade, mas ele não tinha respostas definitivas até aquele momento. Consequentemente, o próprio rei Artaxerxes acabou com a esperança dos que tinham voltado, interrompendo o progresso da construção depois das reclamações dos povos dalém do rio (Esdras 4). 

Apesar do templo ter sido reconstruído, ele não estava a funcionar completamente, porque as pessoas responsáveis pelo serviço do santuário não conseguiam morar em Jerusalém. A situação entristeceu Neemias quando ele sentiu no seu coração as implicações da notícia: os judeus não tinham glorificado a Deus, embora tivessem voltado para esse propósito. Em vez disso, eles tinham negligenciado a casa de Deus e a cidade santa devido ao medo do inimigo e da opressão. 

Por isso, Neemias voltou-se para Deus. Não se queixou da falta de fé do povo; não o considerou covarde, nem aceitou a situação. Ele orou e jejuou. 

Diante das más notícias, Neemias chorou, orou e jejuou. Porque precisamos, em tempos de provação, apelar ao Senhor?