Segunda-feira, 07 de Outubro
2. Leia a oração de Neemias 1:5-11. Quais são os componentes desta oração? Porque se incluiu o servo de Deus no grupo dos culpados?
1. Reconhecimento da grandeza e misericórdia de Deus: Senhor, Tu és grande e tens misericórdia (Neemias 1:5).
2. Súplica para que Deus ouvisse a sua oração: Ouça-me (Neemias 1:6).
3. Confissão dos pecados (Neemias 1:6, 7).
4. Solicitação de que o Senhor Se lembrasse das Suas promessas (Neemias 1:8, 9).
5. Reafirmação de que Deus tinha resgatado o Seu povo (Neemias 1:10).
6. Nova súplica para que Deus ouvisse a sua oração: Ouça-me (Neemias 1:11).
7. Pedido especial de ajuda: Deus, concede prosperidade e misericórdia (Neemias 1:11).
A oração de Neemias é uma bela composição que narra a grandeza de Deus, a pecaminosidade do povo e conclui com um pedido de ajuda. Esta oração assemelha-se à oração de Daniel 9, e é possível que Neemias estivesse familiarizado com essa oração. Vale a pena observar que o servo de Deus não começou a sua oração com um pedido de ajuda, mas primeiro declarou a verdade sobre quem Deus é: grande e temível. Ele também destacou que Deus mantém a Sua aliança e tem misericórdia daqueles que O amam, como se quisesse lembrar a Deus que Ele tinha sido sempre fiel e agora não podia ser diferente.
A oração apresenta uma estrutura especial (descrita acima) que tem o seu centro no verso 8, em que Neemias articula as promessas de Deus. Neemias disse: “Lembra-Te”. Noutras palavras: Lembra-Te, Deus, de que prometeste que nos dispersarias quando fôssemos infiéis, mas que também nos trarias de volta e restaurarias todas as coisas. Já que a primeira parte aconteceu, agora chegou a hora de cumprir a segunda, pois estamos a voltar-nos para Ti.
Neemias não teve medo de reivindicar as promessas de Deus e lembrá-Lo delas. Evidentemente, não é que Deus não saiba ou não Se lembre do que prometeu. Em vez disso, Ele sente prazer em socorrer-nos quando Lhe pedimos ajuda. Ele deseja que acreditemos nas Suas promessas e as falemos em voz alta para Ele. Ao verbalizá-las, podemos ser fortalecidos na nossa decisão de confiar nelas, especialmente nos momentos em que estamos desesperados.
Que promessas de Deus pode reivindicar hoje? Porque é importante nunca desistir de clamar por elas?