DOMINGO, 13 DE OUTUBRO 2019
Esdras foi escolhido por várias razões:
1. Ele estava disposto a ir;
2. Era um líder;
3. Era também um mestre e escriba habilidoso. Além disso, existem outras razões, mas há um verso que talvez indique mais claramente por que Esdras recebeu essa tarefa.
1. O que revela Esdras 7:10 sobre este líder? De que forma ele podia ter “preparado” ou “disposto” o seu coração para buscar “a Lei do Senhor” e cumpri-la?
A palavra hebraica para “preparado” ou “disposto” é kun. Ela pode ser traduzida como “preparado, decidido, firmado, estabelecido firmemente, mantido estável ou fixo”. Portanto, o verdadeiro significado desta declaração é que Esdras “dispôs firmemente no seu coração” ou “decidiu no seu coração” buscar a Deus.
Depois de chegar a Jerusalém, Esdras deu o exemplo do que significa ser dedicado a Deus e ensinou a Palavra do Senhor nessa cidade durante 13 anos. Pode ter parecido que ele não estivesse a fazer nenhuma diferença durante esse tempo, mas, depois que os muros foram concluídos, o povo convocou uma assembleia – não porque alguém os forçasse, mas porque desejavam fazê-lo. A Palavra de Deus ensinada por Esdras enraizara-se no seu coração.
2. Porque foi Neemias escolhido? Neemias 1:1-11
Neemias tinha um coração voltado para Deus e para o povo. Então ficou aflito quando descobriu que a obra em Jerusalém tinha parado. Ele tinha uma paixão pela causa e, assim como Esdras, ofereceu-se para o trabalho. Deus respondeu às suas orações e atendeu aos seus desejos. Às vezes, temos a ideia de que, se amamos alguma coisa, essa atividade não pode ser consagrada a Deus, pois o Senhor oferece-nos apenas tarefas difíceis, que não desejamos realizar. Mas, se andamos com Deus, o desejo de fazer algo que amamos é muitas vezes dado por Ele. O Senhor deseja que tenhamos paixão pelo que fazemos por Ele.
Deus chama-o para fazer por Ele coisas que ama. Tem experimentado esta realidade?
-->