Terça-feira, 08 de Outubro
Em Neemias 1:11, vemos que o servo de Deus era o copeiro do rei. Naquela época, os copeiros podiam ser homens de poderosa influência, já que tinham acesso constante ao rei. Os copeiros provavam as bebidas destinadas ao rei para prevenir doenças ou a morte do monarca. Heródoto ressalta que os persas tinham os copeiros em grande honra, pois eram considerados oficiais superiores. Por exemplo, o copeiro do rei assírio Esar-Hadom era também o seu primeiro-ministro. Portanto, Neemias ocupava uma posição elevada no reino e, por causa do seu acesso ao rei, ele pediu a Deus que o usasse para falar ao soberano sobre a situação de Judá.
3. Leia Neemias 2:1-8. O que aconteceu como resultado das orações e jejum do homem de Deus?
A oração foi respondida no mês de nisã, aproximadamente o mês de abril de 444 a.C. Tinham passado quatro meses desde que Hanani e os judeus trouxeram a Neemias as notícias perturbadoras sobre Jerusalém. Durante quatro meses Neemias orou e jejuou, e é possível que, enquanto os dias se passavam, ele tivesse a sensação de que Deus não estava a responder. Mas o tempo no relógio divino é sempre perfeito. O Senhor preparou o rei para ouvir Neemias e responder-lhe favoravelmente.
Não era comum o copeiro ser dispensado dos seus deveres durante algum tempo para governar um país diferente. Deus falou através de Neemias e impressionou o rei persa Artaxerxes I a fazer dele um governador do território de Judá. A menção à rainha sugere que talvez esta tenha sido uma ocasião reservada, já que não era costume a rainha estar presente em banquetes formais. Neemias não mencionou Jerusalém imediatamente para não gerar ideias preconcebidas, mas fez um apelo emocional e pessoal ao rei. No momento em que o local específico foi mencionado, o coração do rei já tinha sido conquistado.
Quais são os paralelos entre o cargo de Neemias na corte e o de Daniel em Babilónia? O rei pareceu muito favorável ao pedido do servo de Deus. O que revela isto sobre o caráter do copeiro?